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Re: [Archport] Should Auschwitz be left to decay?

To :   elena moran <moran.elena@gmail.com>, archport@ci.uc.pt
Subject :   Re: [Archport] Should Auschwitz be left to decay?
From :   Graca Cravinho <fcsilva@ptmat.fc.ul.pt>
Date :   Wed, 28 Jan 2009 21:59:58 +0000

Title: Re: [Archport] Should Auschwitz be left to decay?
At 21:21 +0000 28/1/09, elena moran wrote:
Peço desculpa pelo incómodo mas acho pertinente corrigir-lhe uma imprecisão, em minha opinião ademais injusta e carregada de certa xenofobia, acerca das «tesinas» feitas em Espanha. Correspondem as mesmas a um trabalho de investigação, apresentado publicamente e defendido perante um júri composto por 3 professores doutores, sendo que, por norma, e contrariamente ao que acontece em Portugal, nenhum deles é o orientador. No final da apresentação e defesa  da tese, o Presidente do Júri concede, ainda, a palavra a qualquer doutor que esteja na sala, de qualquer área  de conhecimento, devendo o «tesinando» responder, igualmente, às perguntas que lhe sejam colocadas.

Este trabalho de investigação é apresentado após 2 anos curriculares. A soma dos créditos obtidos nos 2 anos curriculares com os créditos do trabalho de investigação («tesina»), conferem a Suficiência Investigadora ao aluno, e permitem-lhe o acesso à elaboração da Tese de Doutoramento. Como vê, é pertinente a equivalência entre a «tesina» espanhola e o mestrado português.



Cara Elena Moran:


Sei muito bem do que fala, porque também passei por todo esse processo... exactamente em... Espanha...

E no tempo em que havia dois anos curriculares no sentido literal do termo (com frequência de aulas e elaboração de trabalhos de investigação nas várias disciplinas). O que quer dizer que, no segundo ano, para além da "segunda" parte curricular, tive que apresentar em Setembro o tal trabalho de investigação, perante um "tribunal", obtendo, assim, a tal Suficiência Investigadora...

Ao que parece, posteriormente, as coisas aligeiraram-se e apenas o primeiro ano tem componente lectiva.


Xenófoba, eu??? Só se for em caso de crimes... Mas, aí, tanto dá o criminoso ser estrangeiro como nacional...

Só que o busílis da questão não é esse: são os atropelos à lei na concessão dessas equivalências...

E por aqui me fico... (há quem saiba ao que me refiro...).


Cumprimentos,

Graça Cravinho


 






 
Peço desculpa pelo incómodo mas acho pertinente corrigir-lhe uma imprecisão, em minha opinião ademais injusta e carregada de certa xenofobia, acerca das «tesinas» feitas em Espanha. Correspondem as mesmas a um trabalho de investigação, apresentado publicamente e defendido perante um júri composto por 3 professores doutores, sendo que, por norma, e contrariamente ao que acontece em Portugal, nenhum deles é o orientador. No final da apresentação e defesa  da tese, o Presidente do Júri concede, ainda, a palavra a qualquer doutor que esteja na sala, de qualquer área  de conhecimento, devendo o «tesinando» responder, igualmente, às perguntas que lhe sejam colocadas.

Este trabalho de investigação é apresentado após 2 anos curriculares. A soma dos créditos obtidos nos 2 anos curriculares com os créditos do trabalho de investigação («tesina»), conferem a Suficiência Investigadora ao aluno, e permitem-lhe o acesso à elaboração da Tese de Doutoramento. Como vê, é pertinente a equivalência entre a «tesina» espanhola e o mestrado português.

Imagino que queria referir-se ao DEA (Diplomas de Estudos Avançados), surgidos com a reforma dos planos de estudo Bolonha. Os DEA, geracionalmente, ficam-me um bocado afastados e por isso não tenho informação para lhe passar, à excepção de que o diploma não é obtido necessariamente com a elaboração de 1 trabalho de investigação, podendo o aluno apresentar vários trabalhos, até que a soma dos créditos obtidos lhe permita obter o DEA.

O número de créditos do DEA é considerablemente inferior aos da tesina, e aí tem razão, estes DEA não podem ser (nem são) equivalentes aos mestrados portugueses - nem às «tesinas» espanholas!

Obrigada pela sua atenção.

Cumprimentos

Elena Morán


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