[Archport] Incúria no Monte Molião - último comentário
Boa tarde
Já tinha encerrado o assunto, pois já tinha dito tudo o que me parecera importante sobre esta matéria.
Porém, dado que há pessoas que têm sempre razão e nunca erram, e ainda por cima desatam a insultar pessoas que só pretendem que sejam tomadas medidas que não ponham em causa a segurança de pessoas e bens, não poderia deixar de fazer um último reparo.
A fotografia tirada recentemente pela Sra. Arqueóloga Municipal, do talude em questão (que foi afectado há 20 anos atrás pela construção do arruamento) foi bem direccionada para que os "archportianos" não vissem as enormes crateras criadas pela água no talude.
Não acredito que as pedras derrubadas dos muros romanos, se encontrem ali há 20 anos. Aliás, elas não estão ali nem há 2 anos, quanto mais há vinte.
É verdade que na área da escavação não há muros derrubados pela água. Também nunca disse isso.
O que disse é que a água que escorre do cabeço, arrasta materiais arqueológicos, como se vê pela fotografia, e que a água criou grandes regos na área da escavação (ver fotografia).
Essa água corre para o talude, arrastando as pedras dos muros romanos e os materiais arqueológicos, dando um aspecto de negligência a quem visita o local.
E com estas últimas notas, dou o assunto por encerrado, na certeza, porém, de que no final do Verão lá voltarei a visitar o local.
Tenho a certeza de que não vou encontrar pedras no talude a cairem para cima dos carros, nem água a correr livremente pela área de escavação destruíndo níveis arqueológicos.
A todos uma boa tarde
Gerónimo Apia
P1010059.JPG
Description: JPEG image
P1010073.JPG
Description: JPEG image