[Archport] Reabertura do Museu Municipal de Penafiel
Caros colegas,
É com imensa satisfação que aproveito este espaço de divulgação e debate para anunciar a reabertura ao público do Museu Municipal de Penafiel, já a partir do dia 25 de Março, agora sito nas novas instalações da Rua do Paço, e com horário alargado, de terça a Domingo, das 10h00 às 18h00. A cerimónia de inauguração é no dia 24 de Março, pelas 16h00, e será presidida por Sua Excelência o Presidente da República, estando desde já todos convidados a assistir à mesma.
Instalado no palácio setecentista dos Pereira do Lago, antigo Colégio do Carmo e posteriormente Liceu de Penafiel, o Museu Municipal, integrado na RPM desde 2003, ocupa agora um espaço ímpar, com mais de 6.000m2, bem no centro histórico e comercial da cidade. Com a qualidade do traço do mestre Fernando Távora e de José Bernardo Távora, arquitectos responsáveis pelo projecto do novo espaço museológico, forjado há já mais de uma década, este renovado museu promete surpreender pela dimensão e beleza do edifício, mas também pela inovação dos conteúdos museográficos.
Com um discurso claramente moderno e arrojado, diria mesmo provocador em certos aspectos, a produção da nova Exposição Permanente esteve a cargo da Cariátides, produção de projectos e eventos culturais Lda, sendo o layout da autoria do conhecido designer Francisco Providência. A selecção do espólio a expôr e a produção dos conteúdos foi da responsabilidade das técnicas do Museu, tendo-se procurado uma dinâmica expositiva que permitisse a existência de vários níveis de informação disponível, por forma a abranger diversos tipos de público e faixas estárias.
Assim, ao longo das 5 salas que constituem a Exposição Permanente, designadas Da Identidade, Do Território, Da Arqueologia, Dos Ofícios e, finalmente, Da Terra e da Água, o visitante é convidado a descobrir 5 ambientes diferentes, transportando-se através do som e da imagem para outros tempos e outras paragens. Toda a exposição se caracteriza pela inovação dos suportes, alguns dos quais são eles próprios peças artísticas, mas sobretudo pelos recursos multimédia utilizados, pelos elementos tecnológicos interactivos e pelas cenografias recriadas.
O Museu dispõe ainda de uma sexta sala destinada a Exposições Temporárias, abrindo ao público com uma mostra inaugural comissariada por José Bernardo Távora, com fotografia de Luís Ferreira Alves, integralmente dedicada ao projecto de arquitectura.
Estou certa de que vos agucei a curiosidade e espero que este renovado Museu possa contar com vossa visita e, sobretudo, com o vosso apoio e carinho para fazer dele um lugar de referência, como merece...
M.J. Santos