Lista archport

Mensagem

[Archport] FW: Nota de Imprensa - Município de Reguengos de Monsaraz recuperou Menir de Santa Margarida

To :   "Site Archport - Arqueologia Nacional" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] FW: Nota de Imprensa - Município de Reguengos de Monsaraz recuperou Menir de Santa Margarida
From :   Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz <imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt>
Date :   Thu, 16 Apr 2009 17:58:24 +0100

 

 

 

 

 

 

 

NOTA DE IMPRENSA

 

 

Menir com 5 mil anos classificado como Imóvel de Interesse Público

 

Município de Reguengos de Monsaraz recuperou Menir de Santa Margarida

 

O Município de Reguengos de Monsaraz recuperou o Menir de Santa Margarida, monumento megalítico que se encontra localizado na berma da Estrada Municipal 514 entre Reguengos de Monsaraz e a vila medieval de Monsaraz. O menir, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1992, sofreu a quebra acidental e destacamento da sua extremidade distal no decurso das obras de beneficiação da via e imediatamente a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz providenciou as medidas necessárias à posterior recuperação. Na altura, a autarquia recolheu e preservou o fragmento que se destacou e procedeu à consulta de especialistas em conservação e restauro para que estes realizassem os necessários trabalhos de conservação, recuperação e reposição da forma original do menir.

 

Os trabalhos de recuperação do Menir de Santa Margarida estiveram a cargo da conservadora restauradora Arlinda Ribeiro, em colaboração com a empresa Nova Conservação, e consistiram na reposição do fragmento com recurso às metodologias próprias destas intervenções, tendo sido necessário, além dos materiais usados na colagem do fragmento, recorrer à introdução de um espigão metálico na união das duas partes para garantia da coesão do conjunto, tendo em conta o peso ainda significativo do fragmento e a inclinação da fractura.

 

O Menir de Santa Margarida é um exemplar do rico património megalítico do concelho de Reguengos de Monsaraz que, entre antas, menires e cromeleques, perfaz um conjunto com mais de centena e meia de monumentos, documentando o início de um fenómeno que perdurou por mais de cinco milénios e que assinala o momento no qual a Humanidade arrancou para toda uma série de descobertas e inovações. Com efeito, os menires são os mais antigos monumentos megalíticos, erigidos no Neolítico, no mesmo momento em que se começaram a erigir as primeiras sepulturas, cuja evolução levou à construção das grandes antas. Trata-se de uma fase decisiva da nossa História, o momento em que os homens deixam de depender apenas daquilo que a natureza providenciava e começam a interferir nos ciclos naturais com a domesticação de animais e plantas, em suma, o momento em que, de caçadores-recolectores, passam a agricultores-pastores.

 

O despertar para a importância do património arqueológico desta área do Alentejo prende-se, em muito, com o trabalho pioneiro do casal Georg e Vera Leisner que, no decurso do segundo quartel do século XX, desenvolveu um trabalho de inventariação e estudo das antas do concelho de Reguengos de Monsaraz. A este trabalho, que deu visibilidade nacional e internacional a um património excepcional, seguiu-se o labor de pesquisa e divulgação de José Pires Gonçalves, que permitiu conhecer diferentes elementos que não tinham sido referenciados no trabalho anterior, alargando, deste modo, os estudos ao património de outras épocas pré-históricas e históricas da região.

 

Em homenagem a José Pires Gonçalves, decorre amanhã e sábado (17 e 18 de Abril) no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, o colóquio de arqueologia “Monsaraz e Seu Termo – Arqueologia no Município de Reguengos de Monsaraz – Povoamento, Sociedades, Economia e Arte”. Trata-se de um colóquio que tem como objectivo promover um balanço relativo aos progressos de conhecimento sobre o passado da região, obtidos a partir da investigação arqueológica.

 

O colóquio conta com o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, na Comissão de Honra e repartir-se-á por cinco sessões: uma primeira sessão de abertura e as restantes sessões temáticas dedicadas à Pré-História, Proto-História, Época Romana e Antiguidade Tardia e Época Medieval e Moderna. A abertura de cada uma das sessões contará com a presença de reconhecidos especialistas que proferirão conferências sobre cada um dos temas, seguindo-se as apresentações das comunicações referentes ao concelho de Reguengos de Monsaraz e limítrofes.

 

Entre os especialistas convidados vão estar Jorge de Alarcão e Victor Gonçalves, professores catedráticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Rui Mataloto, arqueólogo do Município de Redondo, Cláudio Torres, director do Campo Arqueológico de Mértola e Maria da Conceição Lopes, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sessão de abertura do colóquio decorre amanhã pelas 10:00 horas e a sessão de encerramento será no sábado às 17:00 horas.

 

 

 

Anexos: fotos antes, durante e após recuperação do Menir de Santa Margarida

 

 

 

 

 

Com os melhores cumprimentos,

 

 

Carlos Manuel Barão

Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz 

E-mail: imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt

Telefone 266 508 054 | | Fax 266 508 059

Apartado 6 – Praça da Liberdade | 7201 – 970 Reguengos de Monsaraz

 

A informação contida neste e-mail e os ficheiros anexos são confidenciais e deverão ser lidos única e exclusivamente pela pessoa ou entidade a quem são dirigidos. Se recebeu esta comunicação por erro, por favor, informe de imediato o remetente e apague a mensagem e os ficheiros anexos sem os ler, copiar, gravar, distribuir ou divulgar ou fazer qualquer outro uso da informação. O correio electrónico via Internet não permite assegurar a confidencialidade ou a correcta recepção das mensagens, pelo que o Município de Reguengos de Monsaraz não assume qualquer responsabilidade por possíveis danos causados.
Para mais informações acerca do Município de Reguengos de Monsaraz por favor visite o nosso website em
www.cm-reguengos-monsaraz.pt



La información contenida en este correo electrónico y los ficheros anexos son confidenciales y deberán ser leídos, exclusivamente, por la persona o entidad a quién van dirigidos. Si recibió esta comunicación por error, por favor, informe de inmediato al remitente y borre el mensaje y los ficheros anexos sin leer, copiar, gravar, distribuir, difundir o hacer cualquier otro uso de la información. El correo electrónico vía Internet no permite asegurar la confidencialidad o la correcta recepción de los mensajes, por lo que o Município de Reguengos de Monsaraz no asume ninguna responsabilidad por los posibles daños causados.
Para mas información acerca de Município de Reguengos de Monsaraz por favor acceda a nuestra pagina web en www.cm-reguengos-monsaraz.pt

The information contained in this email, and any attachment and response string, are confidential and may be legally privileged and is intended for the exclusive use of the above named addressee. If you receive this communication in error, please notify the sender immediately and delete it, and all its attached documents. If you are not the intended recipient, you are expressly prohibited from reading, copying, distributing, disseminating or, in any other way, using any of the information contained.. Please note that Internet e-mail guarantees neither the confidentiality nor the proper receipt of the message sent, so that
Município de Reguengos de Monsaraz shall not be liable for any damages caused.
For further information about
Município de Reguengos de Monsaraz please visit our website at www.cm-reguengos-monsaraz.pt

 

Attachment: um aspecto dos trabalhos de recuperação.JPG
Description: JPEG image

Attachment: Menir antes da intervenção.JPG
Description: JPEG image

Attachment: Menir depois da intervenção.JPG
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] FW: Técnico de Museografia Arqueológica - Disponível Próxima mensagem por data: Re: [Archport] crítica ao concurso do IGESPAR (15 Arqueólogos)
Mensagem anterior por assunto: [Archport] FW: Newsletter n.º 13 de abril de 2012 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fw: Nota para os membros da lista de discussão ci.uc.pt