Lista archport

Mensagem

[Archport] Fw: O paradeiro do meu santo

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Fw: O paradeiro do meu santo
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 29 Apr 2009 16:39:09 +0100

Dado que a pergunta é feita através da lista e porque pode dar-se o caso de a mensagem que procovou essas informações tenha também passado despercebida, aqui vai a resposta que dei ao Dr. Manuel Castro Nunes:
 
Peço desculpa, meu caro Manuel, essa série de informações vem na sequência de um apelo (sério) meu que fiz e que transcrevo (deve ter-lhe passado despercebido). Desculpe!
 
E a mensagem fora a seguinte:
 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, April 28, 2009 2:36 PM
Subject: [Archport] Santos mumificados em Portugal

   
    Também para isso queremos que sirva a nossa lista: para partilha de informação em campos que, à primeira vista, resultam estranhos e em cuja pesquisa várias pessoas estão, quiçá, deveras interessadas.
    É o caso de uma ex-estudante minha que decidiu enveredar por um caminho em que eu não lhe consigo ser útil, neste momento. Escreveu-me assim:
 
  Ando a tentar pesquisar e reunir o máximo de informação sobre os santos mumificados em Portugal mas tenho tido alguma dificuldade em encontrar a quantidade existente destes no nosso país, visto ser um estudo que nunca foi feito. Gostaria que, se possível e se tiver algum conhecimento sobre o assunto, me desse uma ajuda!
 
    Aqui fica, pois, o apelo.
    Quem tiver alguma pista e não se importar de a partilhar comigo - que a farei chegar à destinatária - tem, desde já, o meu reconhecimento.
    Aliás, santos, o que se chama 'santos' - como o S. Frei Nuno de Santa Maria - , é bem provável que não haja. Estou a recordar a 'múmia' que temos na capela da Quinta de Manique (Alcabideche, Cascais), de uma pretensa Santa Agatemera (e digo 'pretensa' porque não existe santa alguma com esse nome)... Mas dessas múmias é bem provável que existam aqui e além.
    Um desafio, portanto, para os membros das nossas três listas. E desculpar-me-ão os que assinam as três e, portanto, vão receber a mensagem em triplicado; podem deitar logo duas fora, porque são iguais.
    Mui cordialmente
 
                                                    J. d'E.
 
-------------
Aproveito o ensejo para informar que, na verdade, o apelo surtiu efeito e muito agradeço a todos os que têm colaborado. Na verdade, não se pedia que enviassem a informação para a lista mas sim para o meu e-mail particular; em todo o caso, assim todos ficam a saber o que há. - Bem hajam!
 
J. d'E.
 
   


-----------
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, April 28, 2009 7:10 PM
Subject: [Archport] O paradeiro do meu santo

Peço aos caros amigos que me perdoem, mas, se não compreendi ainda, porventura por idiotice minha, o súbito desabar neste forum do tema dos santos e das múmias, aproveito para fazer um apelo.
Em tempos conheci um sujeito sem abrigo, que parava assiduamente no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa, e aí pernoitava e sempe me pareceu, hoje tenho a certeza, que era um santo. Não fora ainda mumificado, mas parecia.
Entretando, nunca mais lhe pus a vista em cima, sumiu-se. Mas penso ser reconhecível de imediato pelo seu aspecto, proto-mumificado pela vida.
Se alguém tiver conhecimento do seu paradeiro, agradeceria muito que me comunicasse.
 
Manuel de Castro Nunes


_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

Mensagem anterior por data: [Archport] Escavações nos Perdigões (Reguengos de Monsaraz) Próxima mensagem por data: [Archport] Achados arqueológicos no Terreiro do Paço não comprometem fim das obras em Junho
Mensagem anterior por assunto: [Archport] FW: Novedades Arqueologia 40 - Portico Novedades Febrero 2007 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fw: O regresso de Vasco da Gama