Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Troia

Subject :   Re: [Archport] Troia
From :   António Tavares <almtavares@gmail.com>
Date :   Fri, 8 May 2009 20:28:24 +0100

Boa tarde, Ana Duarte,
 
Com todo o respeito, devo dizer-lhe que deve ter, concertza, interpretado mal a minha escrita. Em parte nenhuma do texto fiz puxar dos galoes para justificar fosse o que fosse, nem vi a ninguém fazer isso.
Recordo-lhe que as minhas palavras foram apenas no sentido de dizer a André Mano que me pareceu mal tratar o Professor Encarnção por Dr.. Em consequência, expliquei-lhe a diferença dos graus académicos. É que quer queiramos quer não eles existem, de facto. Eu, e pelo que vi a Ana, somos Licenciados, e há quem tenha o grau académico de Doutor. Eu não tenho, mas o Professor Encarnação tem.
E, na minha perspectiva, e sei que André Mano não fez por mal ter tratado o professor por Dr. O que foi grave foi ele ter insinuado que "alguém" da Lista, lhe "travou" o mail só porque não "apareceu" logo, dado o conteúdo do mesmo (são básicamente estas as palavras de André publicadas no archport). E, depois da explicação do Prof. Encarnação, André vem então pedir dsculpa.
Eu dei conta dessa falha por parte de André, mas achei melhor chamá-lo à atenção da questão do grau académico de José d'Encarnação. É que eu dei conta da "insinuação", mas não me compete julgar ninguém.
E, tal como a Ana diz, a Archport é um espaço de liberdade de expressão. Julgo, por conseguinte que essa liberdade de expressão é para todos. Presumo que também o seja para mim...ou não?
Tenho direito às minhas opiniões, assim como também tenho direito a escrever com gralhas, pois julgo que a Ana Duarte há-he reconhecer que sei escrever gentileza e não cometer o grosseiro erro de "gemtleza". Mas agradeço-lhe a correcção que me fez.
 
Sei que não foi a Ana Duarte, mas considera Liberdade de Expressão  alguém vir insinuar que eu sou "Salazarento"?
Não. não sou Salazarento, apenas chamei à atenção, com educação, a André que deveria dirigir-se ao Professor Encarnação de outra forma. Eu, pelo menos tê-lo-ía feito assim. Mas eu sou eu, foi essa a minha educação. E repito: tenho direito à minha forma de estar e de ser na vida.
Mas, cada qual faz como entende ou sabe.
 
Se me permite, dou, pela minha parte encerrada esta questão.
Com sinceros e respeitosos cumprimentos,
 
António Luís Tavares
Arquólogo
 
 
2009/5/8 Ana Duarte <asduarte79@gmail.com>
Boa tarde!
 
Há já muito tempo que não via o "puxar dos galões" ser usado como forma de justificar ideias, opiniões e outras teorias... é simplesmente triste que assim seja. Estamos num espaço aberto onde nos fazemos valer da nossa liberdade de expressão para referir aquilo que achamos estar mal ou divulgar e valorizar interesses que à partida temos em comum, independetemente de sermos  "drs., doutores ou Professores Doutores". E a não aplicação da correcta nomenclatura não traduz por si só, na minha modesta opinião, qualquer falta de respeito ou reconhecimento pelo trabalho e mérito de quem quer que seja. Por "gemtleza" meus senhores licenciados, esqueçamos por momentos os  "drs., doutores ou Professores Doutores" e vamos olhar para aquilo que realmente está aqui em causa... o nosso património e a nossa valorização enquanto profissionais e pessoas.

 

Cumprimentos,
 
Ana Duarte (Licenciada, professora e formadora)


2009/5/8 Sérgio Carneiro <sergiocarneiro@yahoo.com>

Há muito que não sentia um cheiro a bafio tão intenso. Quem é que levantou a tampa da sepultura do DOUTOR Salazar? Ainda bem que as novas gerações confundem estas serôdias tradições académicas portuguesas. Noutras paragens há séculos que só se trata por Doutor o Sr. que nos receita o Tamiflu.
Mas se calhar a culpa até nem é do Sr. Botas, porque, como dizia uma amiga minha, não é Coimbra que é Salazarenta, o Salazar é que era Coimbrão...
 
Sérgio Carneiro (Lic.)

--- On Fri, 8/5/09, António Tavares <almtavares@gmail.com> wrote:
From: António Tavares <almtavares@gmail.com>
Subject: Re: [Archport] Troia
To: andremano@portugalmail.pt, "archport@ci.uc.pt" <archport@ci.uc.pt>
Date: Friday, 8 May, 2009, 3:17 PM




2009/5/8 António Tavares <almtavares@gmail.com>
Caro André Mano,
 
Não sou nem nunca serei advogado. José d'Encarnação não precisa de mim nem das minhas intervenções para qualquer matéria. Rigorasamente. Porém, gostaria de fazer lhe fazer um reparo: Dr. sou eu e, ao que presumo, o André, isto é somos Licenciados.
José d' Encarnação não é Dr., é DOUTOR. A direferença é apenas esta: o meu grau académico é Licenciado, e por gemtleza e tradição sou Dr.( leia-se doutor), Porém, o grau académico de José d'Encarnação é o de DOUTOR. Precisando ainda mais é Professor Doutor. Pois como profissão exerceu a Docência na Universiades de Coimbra, e hoje está Jubilado. 
Perdo-me André por esta intervenção, mas o seu a seu dono. E José d'Encarnação não é apenas Doutor e foi Professor, é um dos maiores vultos da História e Arqueologia da Europa e do Mundo. Um dos Grandes Epigrafistas que há memória na Europa e no Mundo.
Perdoe-me Professor Doutor José d'Encarnação por falar do Senhor, sem lhe pedir autorização, ou sequer o ter avisado de que o ía fazer, porém fi-lo não só para repor o Status Quo, mas também porque a s gerações tendem a esquecer aquilo e quem as precedeu. Mas, a História, a Arqueologia, têm como missão, entre outras,  "explicar" o presente e perspectivar o futuro (caso seja isso possível) enraizando-se precisa e inequivocamente no passado.
Perdoem-me, por fim, os leitores desta lista: a Arquelogia não é uma ciência cujo fim se "enconcha" em si mesmo; a Arqueologia está ao serviço da explicação dos tempos remotos", mas para fazer "entender" o presente, em todas a s suas dimensões...    


Serve o presente para pedir desculpa ao Dr. José D'Encarnação por ter afirmado
um comentário meu não tinha sido publicado. Tal deveu-se a um qlq problema no
meu e-mail porque só hj recebi a mensagem que tentei publicar ontem.

Cumprimentos,

André Mano
__________________________________________________________
Continua a preferir gastar mais?
Compare o preço da sua ligação à Internet
http://acesso.portugalmail.pt/compare
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport



--
António Luís Tavares
Arqueólogo



--
António Luís Tavares
Arqueólogo
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport


_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport




--
Ana Duarte

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport




--
António Luís Tavares
Arqueólogo

Mensagem anterior por data: [Archport] voluntariado em Tróia Próxima mensagem por data: [Archport] Ironia do destino.
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Troia Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Troia