Lista archport

Mensagem

[Archport] MUSEUS DE BELEM - perspectivas de futuro

To :   "ARCHPORT" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] MUSEUS DE BELEM - perspectivas de futuro
From :   "ICOM Portugal" <info@icom-portugal.org>
Date :   Thu, 21 May 2009 19:41:41 +0100

 
 

Mesa-redonda

MUSEUS DE BELÉM - PERSPECTIVAS DE FUTURO

 

Conforme anunciado, teve lugar em 19 de Maio passado, no Museu Colecção berardo, uma mesa-redonda que pela primeira vez reuniu todos os directores dos museus de Belém e contou ainda com a participação de diversos outros responsáveis de museus e monumentos na mesma zona e em zonas envolventes (Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Palácio Nacional da Ajuda, Museu do Oriente, Museu da Carris, etc.).

Entre a numerosa assistência, cerca de 200 pessoas, marcaram também a presença diversos responsáveis autárquicos (Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Director do Departamento da Cultura e Vereadora da Cultura da CML, comissária na área da Cultura pela discussão do plano Estratégico Lisboa 2010-2024), membros do ICOMOS.PT, entre os quais o seu presidente, diversos políticos, entre os quais deputados, professores universitários, técnicos do turismo e de comunicação... e numerosos estudantes de museologia e património.

A Direcção do ICOM Portugal deseja expressar a todos os seus agradecimentos pela adesão que dispensaram a iniciativa e pela forma empenhada e construtiva com que apresentaram os seus pontos de vista, no que permitirá constituir um conjunto de sugestões que circularão entre os responsáveis pelos equipamentos museológicos e monumentais da zona de Belém e áreas limítrofes, permitido melhor preparar os novos encontros regulares que foi considerado útil serem organizados doravante.

Pela Direcção do ICOM Portugal,

Luís Raposo

 

Junta-se a notícia que o jornal Publico deu desta mesa-redonda

 
PUBLICO.PT

21 de Maio de 2009 - 11h41

Museus de Belém querem criar estratégia comum

Alexandra Prado Coelho

Foi uma reunião inédita: directores de oito museus da zona de Belém juntaram-se terça-feira ao fim do dia, no Museu Berardo, para discutirem a possibilidade de criarem uma estratégia conjunta que lhes permita aumentar o número de visitantes e a qualidade dos serviços.
"Belém é um pólo que merece uma estratégia única e equilibrada", declarou Rui Silvestre, director-geral do Museu Colecção Berardo, que propôs a criação de uma plataforma que representasse os museus "junto das tutelas e agentes culturais que intervêm na zona" e que incluem entidades como os ministérios da Cultura e da Economia, a câmara municipal, o Turismo ou a Sociedade Frente Tejo.
É precisamente um projecto gerido pela Sociedade Frente Tejo que está por detrás da actual necessidade de reflexão dos museus: a construção do novo Museu dos Coches nas antigas instalações das Oficinas Gerais do Exército (junto às actuais instalações do museu) veio agitar Belém. A agitação aumentou quando se levantou a possibilidade de o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) ser transferido do Mosteiro dos Jerónimos para a Cordoaria Nacional.
Joaquim Pais de Brito, director do Museu Nacional de Etnologia, foi na terça-feira o mais veemente crítico da ideia e defendeu mesmo a necessidade de se construir um museu de raiz para a arqueologia, porque é aí que "pode ser feita a história intelectual de um país".
Luís Raposo, director do MNA e que, enquanto presidente da comissão nacional do Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi o organizador da iniciativa, voltou a defender que se "repense o modelo do Museu dos Coches [um projecto do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha], reprogramando-o, por exemplo, para um Museu da Viagem".
Uma crítica mais geral partiu de Diogo Gaspar, do Museu da Presidência da República, segundo o qual "o que falta discutir é a requalificação do espaço urbano e dos serviços" em Belém. Gaspar lamentou a ausência "de bons cafés e de lojas", considerando que "o serviço público que se presta ao visitante é cada vez pior".
Foram apresentadas várias propostas - desde um transporte que ligasse os vários museus, até uma articulação das programações - mas não foi tomada, para já, nenhuma decisão.


Mensagem anterior por data: [Archport] O misterioso assalto á Igreja de Santo António, de Raposa Próxima mensagem por data: Re: [Archport] I Encontro de Arqueologia da APIA em Seia
Mensagem anterior por assunto: [Archport] MUSEU REGIONAL DE BEJA EM RISCO! Próxima mensagem por assunto: [Archport] Museus dos Coches, de Arqueologia, etc.