Lista archport

Mensagem

[Archport] Livro sobre Epigrafia Latina

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Livro sobre Epigrafia Latina
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Sun, 28 Jun 2009 12:03:18 +0100

«Fundamentos de Epigrafia Latina»

 

            Sob o título Fundamentos de Epigrafía Latina, coordenou Javier Andreu (da UNED ? Espanha) um volumoso manual (720 páginas) que tem como objectivo apresentar «uma nova aproximação, com carácter global, à epigrafia latina», de forma a, dando conta do ?estado da questão?, permitir também «aos novos estudiosos e interessados na ciência epigráfica um método de análise eficaz, acessível, actualizado e profundo desse complexo mundo» das inscrições, escrevem, na apresentação, os professores António Alvar e Isabel Rodà (p. XV).

            Depois de se falar da Epigrafia como ciência (mormente como fonte para o estudo da Antiguidade) e de se dar, em traços largos, a história dessa disciplina ao longo dos tempos, indicam-se, de imediato, as regras a que uma boa edição epigráfica deve obedecer (p. 37-60).

            O capítulo de Introdução permite a abordagem das questões que se prendem com: o suporte epigráfico (p. 63-93); a paleografia (ou escrita epigráfica) (p. 95-119); o processo que leva ao ?nascimento? da epígrafe (p. 121-142), tema em que mui justamente se deve sempre recordar a pesquisa pioneira do saudoso Prof. Giancarlo Susini; o modo de identificação das personagens (p. 143-173); o cursus honorum, ou seja, o currículo de senadores, cavaleiros e outros magistrados patente nos monumentos honoríficos (p. 175-233); os títulos dos imperadores (p. 235-253); a consequente relação entre Prosopografia (estudo da biografia das personagens através dos dados que sobre elas se colhem nas epígrafes) e onomástica (p. 255-286).

            Trata o capítulo seguinte dos diferentes tipos de inscrições latinas romanas: depois de uma panorâmica, estuda-se especificamente a epigrafia funerária (p. 321-364), a honorífica (p. 365-396), a monumental (p. 397-464), os textos votivos (p. 465-498) e jurídicos (p. 499-532), concluindo-se sobre os dizeres que se encontram em objectos de uso corrente (p. 533-577) e outros mais específicos, como os grafitos, por exemplo (p. 579-611).

            Em apêndice, o rol dos corpora de inscrições do Ocidente romano (p. 633-653); uma tábua sobre os cargos de senadores e cavaleiros e um repertório seleccionado de siglas e abreviaturas epigráficas mais correntes. Índices analíticos (de toponímia antiga e moderna, de fontes literárias e epigráficas, de antropónimos e teónimos citados) completam o volume.

            Inúmeras ilustrações ? a preto e branco e a cores ? complementam eficazmente a densidade do texto.

            É uma edição de Liceus, Servicios de Gestión y Comunicación S. L. [info@liceus.com], datada de Madrid, 2009; ISBN: 978-84-9822-843-4.

                        

                                                                                                                            José d'Encarnação


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Fwd: Esclarecendo uma anterior intervenção. Próxima mensagem por data: [Archport] Acerca do que possa interessar à arqueologia
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Livro sobre Arqueogeografia Próxima mensagem por assunto: [Archport] Livro sobre Museu Municipal de Carregal do Sal