Re: [Archport] Petição online
Caro Alexandre,
Concordo com tudo o que diz, e de facto o escrito não está legível mas
só me referia à não necessidade de se humilhar quem não detém tais
capacidades. E se por esse motivo não reúnem as condições para serem
licenciados os culpados são aqueles que os avaliaram num percurso
escolar de 15 anos. Mas como não quero acreditar que os professores,
principalmente os universitários, se enganaram, dou o desconto acerca
das suas capacidades embora discordando completamente com o conteúdo e
concordando com a má redacção.
Não estou a atacar nem a defender ninguém... discorde-se, concorde-se e discuta-se
o conteúdo... o resto é acessório e só serve para criar ruído em torno do que é importante. Agora não posso concordar que o nível intelectual se meça pela capacidade de escrita. Em Ciências Humanas é uma falha grave que poderá colocar em causa a capacidade científica, uma vez que dela dependem os escritos emanados do raciocínio que por sua vez se deve à capacidade intelectual... conheço muita gente que não deve nada ao intelecto, embora o não expressem eruditamente ou de forma cuidada. Talvez sejam filhos imperfeitos de um sistema imperfeito... que observamos mas não podemos eliminar porque isso seria ir contra os direitos fundamentais de qualquer cidadão que viva num regime democrático. Talvez caiba ao intelectual erudito a função de procurar ensinar a técnica de bem escrever àqueles que a não detêm... afinal Escrever é uma técnica que se ensina e aprende.
Reduzir uma pessoa a uma carência, é a mesma coisa que aplicar o famoso castigo de colocar alguém a um canto de costas viradas para os outros e com orelhas de burro. Reduzir uma pessoa a um elemento não revela valores humanistas que são o pilar das Ciências Humanas, como deverá saber... Presumir que tenho direito a isto ou aquilo só porque escrevo bem, ou que não posso ter isto ou aquilo porque escrevo mal, parece-me bastante redutor independentemente de qualquer lei.
É este o meu ponto de vista que, para mim, se trata de uma questão de princípio que no fundo acaba por ser como os gostos... discutíveis mas, como diz o povo, não se discutem...
A.R.
P.S. Para que fique claro, não conheço nenhum dos signatários da petição e muito menos conheço as motivações que estão na sua origem... Pretendi chamar o lado humano e não o técnico-científico.