[Archport] Para começar por algum lado
Caros amigos.
Talvez que uma primeira medida, modesta, para solucionar alguns problemas estruturais, fosse o da introdução nos currículos de todos os ciclos da escolaridade obrigatóira de uma disciplina orientada para a educação cívica na relação com o património histórico-cultural. Que não se sobrepusesse à disciplina de História e com conteúdos dinâmicos. E considerar-se-iam habilitação própria todas as licenciaturas em áreas relacionadas com o património, incluindo variantes em arqueologia, conservação e restauro, gestão de património, etc..
Bem, temos que começar por algum lado...
Provavelmente resolveria também alguns problemas relacionados com a ruína e abandono do património.
Era necessário que o Estado começasse a olhar de outras perspectivas o sistema educativo e o papel da escolaridade obrigatória. Porque talvez o valor apelativo desta disciplina resultasse, numa primeira fase, no agravamento da mobilização dos alunos para disciplinas como a Matemática ou até o Português. Riscos que se têm que correr.
Manuel de Castro Nunes
--
Manuel de Castro Nunes