Lista archport

Mensagem

[Archport] Os frescos da Pederneira

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Os frescos da Pederneira
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 18 Aug 2009 18:48:16 +0100

    Pensava eu que estava tudo de férias e nem pachorra havia para ver as mensagens das listas. Puro engano! - e ainda bem.
    Sucede, porém, que devem ter sido tantas as respostas enviadas directamente para Sandra Caçador, que a sua caixa de correio... entupiu e devolve as mensagens. Tomo, por isso, a liberdade de dar conhecimento de quatro que me foram enviadas e que eu lhe remeti (e vieram devolvidas) - reduzi a dimensão das fotos. Quanto à mensagem da Sandra, não a reenvio, porque, caso a não tenha já, pode consultá-la no arquivo duma das listas: na archport, por exemplo - http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/archport/ - é a nº 6758, de ontem.
   
                                                            Cordialmente
 
                                                                                J. d'E.
---------------
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, August 18, 2009 2:48 PM
Subject: Re: [Museum] [Archport] Frescos ajuda

Este tipo de decoração pintada surge com alguma frequência em muitos pontos do país nomeadamente no Norte. Designam-se por grotescos ( eram inspirados nas pinturas romanas antigas encontradas em construções soterradas em Roma daí o nome de grotesco - proveniente de grutas) são normalmente utilizados em espaços religiosos, mas também civis renascentistas e posteriores, datados do séc. XVI e XVII. O equivalente em escultura surge abundantemente na zona centro, nomeadamente em Coimbra, em decorações de portais arcos etc.recordo o exemplo de Santa Clara a Velha. Decorações deste tipo encontram-se na Igreja de S. Cristóvão de Rio Mau, Vila do Conde, pintado sobre pedra na Sé do Porto, mas surgem igualmente em interiores de altares de talha, mobiliário etc.
Espero que este comentário lhe seja útil
Atenciosamente
José Flores e Deolinda Carneiro
---------------------------
> ----- Original Message -----
> From: "carlos fidalgo" <stirpe.gen@gmail.com>
> To: "José d'Encarnação" <jde@fl.uc.pt>
> Sent: Tuesday, August 18, 2009 3:17 PM
> Subject: Re: [Museum] [Archport] Frescos ajuda
>
>
> Boa Tarde
>
> Sobre o assunto colocado pela Srª Arqueologa Sandra Caçador devo dizer
> o seguinte.
> Os frescos que apareceram na Igreja Matriz da Pederneira,
> primeiramente estudados por mim, pertencem à primeira metade do Séc.
> XVII.
> Numa das colunas aparece a data (164x), o que a coloca na cronologia
> do periodo histórico entre 1580 e 1680, que se caracterizou pelo
> aparecimento do "Estilo Chão".
> Quanto aos frescos encontrados na parede de um dos nichos da dita
> Igreja, descobertos por mim em 21/07/2007, conforme anotação junto aos
> respectivos frescos, parecem-me mais recentes, fruto das várias
> intervenções que esta Igreja foi tempo desde o finais do século XVI
> até ao século XVIII, altura em que terá terminado a sua obra, com a
> colocação dos azulejos na nave central e na capela Mor.
> isto já para não falar da porta de entrada na nave central datada de 1881.
> Os frescos encontrados têm diversas origens temporais, uma vez que
> esta Igreja, como já referi, foi objecto de adaptações durante a sua
> "adaptação" de uma casa de férias do Cardeal Dom Henrique para uma
> Igreja.
> Sobre este assunto remete-se para a monografia "A Igreja de Nossa
> Senhora das Areias -  (Igreja Matriz da Paróquia da Pederneira
> Concelho da Nazaré) - Um percurso histórico, funcional e artístico? -
> (sécs. XVI a XVIII), da minha autoria depositado na Biblioteca
> Municipal da Nazaré.
> Para terminar, apenas dizer que:
> a) As colunas encontradas na referida Igreja podem não ser originais
> da mesma, sustentado-se esta tese pela demolição da igreja de Santo
> André e de São João em 1837, a primeira para a construção do muro do
> cemitério Municipal e a segunda fruto do vandalismo liberal.
> b) A identificação desses frescos carece de um estudo multidisciplinar
> "in loco" e não do envio de mails com fotos, uma vez que no local é
> que se pode aquilatar de pequenos pormenores que escapam na observação
> fotográfica.
> c)Aconselho a Srª Arqueóloga a ler a monografia citada para uma melhor
> compreensão do espaço e da temporalidade dos frescos, assim como a
> cronologia dos elementos que constituem o perfeito exemplo de "Bel
> Composto" que é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Areias, sita na
> Pederneira, Freguesia e Concelho da Nazaré.
>
> Anexo duas fotos:
>
> Uma com o fresco geometrico na parede do nicho, e com nota de chamada
> a lápis datada de 21/07/2007. Outra com o enquadramento dos frescos da
> coluna, com a data, parcial, no extremo superior direito da referida
> coluna.
>
> Atentamente
>
> Carlos Fidalgo
----------.--------------------------------------------------------------------------------
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, August 18, 2009 4:31 PM
Subject: RE: [Histport] [Archport] Frescos ajuda

Boa tarde,

 

A pessoa que poderá contactar é o Prof. Vítor Serrão da Faculdade de Letras de Lisboa, que tem estudos sobre o tema.

 

Lígia Inês Gambini

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----- Original Message -----
Sent: Tuesday, August 18, 2009 5:57 PM
Subject: Re: [Histport] [Archport] Frescos ajuda

Saudações a todos os leitores desta mensagem.
Cara Sandra Caçador,
 
Acabei de ver as imagens que gentilmente anexou à sua mensagem. Pelo pouco que referiu sobre o monumento e com base no que vi, creio que pode equacionar a hipótese de ter encontrado o revestimento original dessa secção das cantarias, porventura integrando a decoração primeira da igreja em apreço. A linguagem decorativa parece remeter, na sua maioria, para modelos e tipologias quinhentistas.
 
Mais do que o Vitor Serrão, como sugeriu uma colega antes, deverá contactar com o Luís Afonso, da mesma universidade, porque defendeu (recentemente) um doutoramento sobre pintura mural.
Também a Paula Bessa, da Universidade do Minho, é uma especialista no tema, tendo defendido igualmente uma tese na temática e possuindo já uma vasta bibliografia centrada na pintura mural. Há mais pessoas a dedicar-se, penso que em exemplares a sul do país, mas não as conheço ou/nem a respectiva produção científica.
 
Gostaria também de lhe dizer que, do pouco que sei, os motivos vegetalistas e fitomórficos revelam-se mais comuns do que pensa, sobretudo em cronologias do tardo-gótico (termo empregue para simplificar a questão) e do renascimento. Das descobertas que se têm feito, e sobre as quais a Paula Bessa está muito bem informada, a gramática decorativa utilizada em contextos de pintura mural contemplava esses motivos, na linha, pois, do que se verifica em outros suportes e matérias.
 
Envio-lhe o contactos de email da Paula Bessa, ainda que seja facilmente 'detectável' na internet, na página das respectiva instituição de ensino: pbessa@ics.uminho.pt
Se quiser informar-se primeiro, ou preferir consultar alguma bibliografia antes, acrescento que encontra na net alguma produção da Paula, nomeadamente a tese de doutoramento. Se não conseguir localizá-la, não hesite em contactar-me.
Esta mensagem segue também a Paula, porque certamente se interessará pelo tema.
Espero ter sido útil.
Votos de bom trabalho.
 

--
Marisa Costa
 

Attachment: fresco_(164x) - dim.JPG
Description: JPEG image

Attachment: fresco - dim.JPG
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] recrutamento de arqueólogos e técnicos! Próxima mensagem por data: [Archport] Peniche teve primeira olaria da Lusitânia a fabricar recipientes para o peixe
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Os Fornos Romanos da Garrocheira - Benavente. No Museu de Vila Franca de Xira Próxima mensagem por assunto: [Archport] Os mosaicos romanos do Algarve Oriental - hoje!