Lista archport

Mensagem

[Archport] Res: Voluntariado em Tróia

Subject :   [Archport] Res: Voluntariado em Tróia
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Sat, 5 Sep 2009 18:40:29 +0100

Que eu saiba, a estação de Tróia - ou, pelo menos, a sua maior parte - fica em domínio público marítimo, não me parece que pertença ao "Eng. Belmiro de Azevedo".

--------------------------
Sent from my BlackBerry Wireless Handheld


De: archport-bounces@ci.uc.pt
Para: archport@ci.uc.pt
Enviada em: Sat Sep 05 17:51:27 2009
Assunto: [Archport] Voluntariado em Tróia

Respondendo à Maria Leonor de Castro Nunes

Cara amiga

Vejo que pela sua juventude e vontade de melhorar o mundo quase tudo é "cor de rosa" para vc. Sem dúvida que um sítio romano como Tróia é algo quase único no mundo da "romanidade" e, também, sem dúvida, é um local onde se pode aprender muito sobre História e Arqueologia Clássica, sobre Geologia, sobre Paleoecologia, sobre, muito especificamente, as relações económicas da Lusitânia com todo o mundo mediterrânico.

Também se pode aprender muito sobre relações humanas e interdisciplinaridade, o que é óptimo. Mas o problema, no caso específico de Tróia, reside na questão do voluntariado.

Não nos podemos esquecer que o Engº. Belmiro de Azevedo é um dos homens mais ricos de Portugal e que não houve contrapartidas suficientes para o usufruto da Península de Tróia e respectivas compensações em relação ao sítio romano de Tróia.

Tróia merece um Museu de sítio, merece um laboratório de investigação em diversas áreas científicas, merece uma equipa interdisciplinar, profissional, "24 horas por dia" no local, ou será que este sítio arqueológico deve ser relevado para o plano do voluntariado?

Será que ninguém lembra que Tróia de Setúbal é um dos portos romanos mais importantes do Medirrâneo Ocidental, onde afluíam toda a espécie de bens materiais e ideias?

Ou será que continuamos a brincar aos voluntariados com matéria científica tão importante.

Como já referi antes, o Engº. Belmiro de Azevedo tem dinheiro mais que suficiente para manter uma estrutura local de investigação arqueológica que seria um exemplo para toda a Europa.

Basta boa vontade económica (e política) para tal se realizar. Toda a comunidade, arqueológica e não só, teria muito a ganhar com isso.

Por favor, deixemo-nos de voluntariados onde há meios para trabalharem os profissionais.

Bem hajam.






Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
* ********
This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.

Mensagem anterior por data: [Archport] Voluntariado em Tróia Próxima mensagem por data: [Archport] Coitados dos voluntários!!!
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Res: Se colocarem alguns políticos a bordo... Próxima mensagem por assunto: [Archport] Resposta Automática de Ausência