Lista archport

Mensagem

[Archport] Ammaia

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Ammaia
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 24 Sep 2009 23:14:17 +0100

A CIDADE ROMANA DE AMMAIA

 

            Após recentemente ? e também a propósito de um número especial deste ano de Ibn Maruan, revista cultural da Câmara Municipal de Marvão ? nos termos referido à publicação de dois manuscritos que trouxeram nova luz à história de Ammaia,  é agora a vez de saudarmos a publicação do nº 2 especial da mesma revista, que alberga a dissertação de mestrado de Sérgio Pereira, defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no quadro do Mestrado em Arqueologia Regional.

            Título: A Cidade Romana de Ammaia ? Escavações Arqueológicas 2000-2006. ISBN: 978-972-772-934-0. Edições Colibri /CM Marvão, 2009.

            Jorge Oliveira, director da revista, assina o editorial; Vítor Frutuoso, presidente da autarquia, faz a nota de apresentação e também foi dada a palavra aos orientadores do trabalho académico, Helena Catarino e José d?Encarnaço, para darem conta do interesse da publicação.

            «Ammaia ? entre o espaço e o tempo» é o 1º capítulo, de breves enquadramento geográfico e síntese histórica (p. 17- 35). No 2º capítulo abordam-se os antecedentes, ou seja, as escavações levadas a efeito entre 1995 e 1999 (p. 37-54). É, porém, o capítulo 3º aquele que mais novidades traz, pois aí se faz o relatório circunstanciado do que foram as pesquisas ali realizadas desde 2000 a 2006, sob expressa orientação do autor do livro, designadamente nas áreas designadas «porta sul», «edifício da Quinta do Deão», «estacionamentos» 1 e 2.

            Antes da bibliografia, dos anexos, das estampas e das fotografias, Sérgio Pereira apresenta, em traços gerais, as conclusões a que chegou, tendo em conta os novos dados postos a descoberto.

            Dois motivos, portanto, de aplauso especial: primeiro, o de a autarquia (por lúcida intervenção do Prof. Jorge Oliveira) se ter prontamente disponibilizado a fazer a publicação, ciente como está deste valor histórico-patrimonial que detém no seu território; segundo, o de assim se ter, pela vez primeira, uma ideia mais concreta acerca dos problemas que os vestígios descobertos levantam do ponto de vista histórico-arqueológico. Esta é uma interpretação; mas, perante os dados apresentados com este rigor, outras reflexões poderão ser encetadas com amplo proveito para a História e para a Arqueologia.

            Ammaia entra, assim, pelas mãos de Sérgio Pereira, no rol das cidades do Portugal romano de cujo passado romano algo mais ora se sabe mercê das sistemáticas campanhas de escavação ali levadas a efeito.

 

                                                                       José d'Encarnação


Mensagem anterior por data: [Archport] Exposição "O Rio da Memória: Arqueologia no Território do Leça" Próxima mensagem por data: [Archport] Descoberto o maior tesouro anglo-saxónico
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A minha ingenuidade, perdoem. Próxima mensagem por assunto: [Archport] Ammaia e outras coisas