"A Fundação Millennium bcp traz a público, desde 29 de Setembro, uma mostra ilustrativa da produção e consumo de cerâmica que marcaram a Lisboa do período islâmico, em exposição até 28 de Novembro, na Rua Augusta, n.º96, em Lisboa.
O espólio cerâmico apresentado centra-se essencialmente na loiça de utilização doméstica e quotidiana, denotando influência dos grandes centros oleiros do al-Andaluz. Destacam-se também cerâmicas de consumo restrito, pintadas a vermelho, verde e manganés e corda seca parcial local.
Os vestígios de produção oleira foram encontrados no espaço actualmente ocupado pelo Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), próximo do Arco da Rua Augusta, resultando de escavações realizadas entre 1991 e 1995.
Nos contextos oleiros do NARC, foi identificada a produção cerâmica comum e pintada a branco, bem como vestígios indirectos da produção de cerâmica vidrada, destinada preferencialmente ao mercado urbano, peri-urbano e regional.
A exposição “Produção e consumo de cerâmica em Lisboa no período islâmico – NARC” é de entrada gratuita, de segunda a sábado, das 10h00 às 17h00 (excepto quintas-feiras, em que o período de exposição decorre entre as 15h00 e as 17h00).
Mensagem anterior por data: [Archport] serviços de ilustração arqueológica | Próxima mensagem por data: [Archport] Falecimento do Profº Javier Fortea. |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] “Portugueses iluminam Roma antiga”:Museu Monográfico de Conimbriga no Câmara Clara | Próxima mensagem por assunto: [Archport] “VONTADE DE COMUNICAR POESIA E METAFÍSICA” – Informação |