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[Archport] Naufrágio dos séculos XVII/XVIII identificado na baía da Horta por equipa do CHAM

To :   archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Naufrágio dos séculos XVII/XVIII identificado na baía da Horta por equipa do CHAM
From :   Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>
Date :   Wed, 14 Oct 2009 16:50:23 +0100

Agora com o título certo...



"Naufrágio dos séculos XVII/XVIII identificado na baía da Horta por
equipa do CHAM

Desde Abril que uma equipa de arqueologia do Centro de História de
Além-Mar (CHAM) se encontra a realizar trabalhos de escavação e
salvaguarda no sítio BH-001, na área de implantação do molhe de
protecção do terminal de passageiros do porto da Horta, na ilha do
Faial.

A implementação destas medidas de minimização de impacte ambiental foi
financiada, numa primeira fase, pela Administração dos Portos do
Triângulo e Grupo Ocidental (APTO.S.A), através do consórcio
construtor, constituído pelas empresas Somague - Engenharia, Somague -
Ediçor, Tecnovia Açores, Conduril e AFA Açores. Numa segunda fase, em
curso até finais de Outubro, a intervenção é financiada pela Direcção
Regional da Cultura dos Açores e pelo CHAM.

Os trabalhos permitiram identificar vestígios importantes de um
naufrágio, dispersos por uma vasta área, dos quais de destacam cerca
de quatro dezenas de presas de elefante, canhões em ferro, garrafas de
vinho, copos em vidro, moedas, garrafas em grés de fabrico alemão ou
inglês, armas de fogo, cachimbos em caulino, entre outros materiais
cerâmicos, vítreos e metálicos.

Os artefactos de maior dimensão, nomeadamente os canhões em ferro,
foram transferidos para a Baía de Entre os Montes, encontrando-se
visitáveis aos praticantes de mergulho recreativo.

Os materiais recuperados encontram-se actualmente nas instalações da
APTO. SA, onde receberam medidas de conservação preventiva.

Numa análise ainda preliminar, os materiais arqueológicos e o contexto
histórico sugerem que se tratam de evidências de um navio inglês,
envolvido no tráfego atlântico em finais do século XVII ou durante os
três primeiros quartéis do XVIII.

Os navios britânicos operavam entre Inglaterra, África e as suas
possessões ultramarinas, com escala técnica nas ilhas dos Açores,
nomeadamente na Horta, onde efectuavam ainda actividades comerciais,
envolvendo a troca de manufacturas por víveres e vinho do Pico, então
exportado para a Europa e para as colónias inglesas na América Central
e do Norte.

A exploração de marfim africano, a par do tráfego de ouro e escravos,
assumia neste contexto particular importância. Por exemplo, através de
registos históricos, sabe-se que uma única campanha inglesa e
portuguesa nos Camarões podia permitir a aquisição de 60 toneladas de
marfim, envolvendo o abate de aproximadamente 2000 elefantes.

A confirmar-se esta hipótese, BH-001 torna-se no mais antigo vestígio
arqueológico relacionado com a afirmação da cidade da Horta como
escala técnica, estratégica para navios ingleses, e de um raro
documento das rotas comerciais britânicas no Atlântico dos séculos
XVII e XVIII."

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