[Archport] 1004 edifícios à espera de classificação
A notícia, para mais num tranquilo fim de semana em que termina o Verão e principia o Outono a ser verdadeira é desagradável.
Devido à incúria da Administração Central e Local os imóveis classificados ou em vias de classificação acabam por ser afectados de modo que a melhor solução é desclassificá-los...
Esta notícia recorda-me que a proposta de classificação do sítio de Castelar de Picote (Picote, Miranda do Douro) cuja importância científica e patrimonial ninguém discute, antes pelo contrário, continua em suspenso desde 1983 salvo erro. Ainda conservo a cópia da memória elaborada por mim e pela Doutora Manuela Martins. Em Miranda do Douro só há 9 imóveis classificados apesar da riqueza patrimonial do extenso concelho.
Globalmente o número de sítios arqueológicos classificados no Norte de Portugal está muito aquém do que seria desejável. Parte dos que se encontram classificados foram assim protegidos graças ao extinto Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte.
Do ponto de vista jurídico a classificação dos sítios é muito importante, pois facilita o trabalho do Ministério Público em caso de destruições.
Francisco Sande Lemos