Em anexo, aspecto da exposição "Religiões da Lusitânia", onde se expõe maioritariamente epigrafia latina, com especiais cuidados de iluminação. Esta iluminação das epígrafes tem sido considerada muito positivamente pelo público em geral e pelos especialistas. O mesmo se diga da secção de epigrafia egípcia. Supomos portanto que não seja em relação aos espaços abertos ao público que o snr. Rogério Domingos tem tamanhas razões de queixa. Já a "reserva do MNA" (e não MNAE) não está aberta ao público, embora seja acessível aos investigadores e escolas. Aí, as condições de iluminação são efectivamente as gerais de espaços não abertos ao público. Aceitamos de bom grado o contributo do prezado snr. Rogério Domingos para nos aconselhar melhores práticas de conservação e fruição das colecções arqueológicas, nomeadamente as que temos em reserva. Trata-se de tema apaixonante, tão velho como Ruskin (da defesa da pureza e na dignidade da ruína, enquanto ruína) e Viollet-le-Doc (na defesa do restauro pesado, segundo o "espírito da época"). Proximamente realizar-se-á em Cascais (26 a 28 de Novembro de 2009) um Encontro Internacional em que estas matérias deverão certamente ser abordadas: "A autenticidade e a identidade nas intervenções do património construído". E mesmo sem querer fazer publicidade pessoal, direi que preparo agora uma intervenção a fazer ai sobre "A autenticidade em arqueologia: um terreno de compromissos". Falarei de estátuas pintadas e de monumentos reconstruídos e procurarei reflectir em comum sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções de fundo em presença. O prezado snr. Rogério Domingos será muito bem-vindo. Luís Raposo Director do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) -----Mensagem original----- De: archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] Em nome de Rogerio Domingos Enviada: segunda-feira, 9 de Novembro de 2009 15:12 Para: Joaquim Cc: archport@ci.uc.pt Assunto: Re: [Archport]Inscrições romanas pintadas. Será sério? No Römisch-Germanisches Museum em Colónia, um dos museus de arqueologia romana mais importantes fora de Itália, todas as inscrições romanas estão "pintadas" a vermelho, e segundo me recordo ler num quadro explicativo desse museu, terá existido evidência de que tal seria também feito no periodo em que essas inscrições foram feitas. De qualquer modo, o Doutor José d'Encarnação, mais do que alguém em Portugal, será a pessoa indicada para fornecer uma opinião de peso neste assunto, no que se refere a Portugal. Pessoalmente, não desgosto da "pintura" pois facilita bastante a leitura e apreciação do monumenos epigraficos - a experiência na visita á secção de epigrafia romana do MNAE em Lisboa é péssima, a sala tem pouca luz e as inscrições estão também mal iluminadas o que impossibilita a sua leitura! 2009/11/9 Joaquim <jbatista@esg.ipcb.pt>: > www.porterrasdoreiwamba.blogspot.com > > _______________________________________________ > Archport mailing list > Archport@ci.uc.pt > http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport > > _______________________________________________ Archport mailing list Archport@ci.uc.pt http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
a 014.jpg
Description: JPEG image
Mensagem anterior por data: [Archport] Laboratório de Paleontologia de Portas Abertas | Próxima mensagem por data: [Archport] Curso de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos em Sintra |
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Inscrições romanas pintadas. Será sério? | Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Inscrições romanas pintadas. Será sério? |