SERVIÇOS
EDUCATIVOS DO MUSEU DE MAÇÃO SÃO AVALIADOS EM 2010
Com mais de uma dezena
de milhares de utentes, os Serviços Educativos do Museu de Arte Pré-Histórica
do Museu de Mação lançaram este ano lectivo um projecto de avaliação para
entender qual é a real eficácia da transmissão de informação, valores,
conceitos e sensações nas suas actividades, particularmente aquelas
integradas no Projecto Andakatu – Educação pelas artes e Património.
Neste projecto o
“Andakatu”, envolve os visitantes em ateliers de experimentação
(fabricação de utensílios em pedra, cerâmica, pintura e gravura rupestre,
como se fazia fogo…), não de forma meramente lúdica, mas inscrevendo
essas experimentações no âmbito dos programas de investigação sobre
tecnologias pré-históricas, que o Museu e o Instituto Politécnico de Tomar
desenvolvem. Recusar a separação entre teoria e prática, ou entre
investigação e didáctica, e não reduzir a didáctica a uma popularização
simplista dos resultados da investigação, mas antes envolver os visitantes,
os cidadãos (independentemente da faixa etária) nos problemas da investigação
científica, foi sempre o principio orientador deste projecto.
Desde o seu lançamento,
no início de 2007, envolveu milhares de crianças, jovens e adultos não só em
Portugal, mas também em vários países da Europa e no Brasil. Passados 3 anos
é fundamental implementar um processo de avaliação objectiva da qualidade dos
serviços prestados.
Esta avaliação conta
com a colaboração da Psico-Pedagoga Marian Rodrigues que actualmente frequenta
o Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre e conduziu um
processo semelhante de avaliação de acções didácticas numa unidade escolar
situada dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara (Património Mundial da
Humanidade, e considerado o melhor exemplo de gestão de sítios arqueológicos
a nível internacional). A avaliação do Projecto Andakatu iniciou-se com as
escolas do Concelho de Mação e neste âmbito estão a ser aplicados
questionários, entrevistas (alunos e professores), registo audiovisual do
monitor, das acções e relatórios críticos no final de cada acção.
Espera-se que com esta iniciativa se possa
elaborar um documento orientador sobre as acções didácticas do Museu de Arte
Pré-Histórica de Mação e, naturalmente, que este processo leve à alteração e
introdução de novos e melhores conteúdos e acções.
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