Lista archport

Mensagem

[Archport] Museu de Mação inaugura a etapa final de certificacão internacional do património português

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Museu de Mação inaugura a etapa final de certificacão internacional do património português
From :   Cidália Delgado <cidaliadelgado@mail.telepac.pt>
Date :   Fri, 15 Jan 2010 18:35:25 -0000

 

 

 

GABINETE DE COMUNICAÇÃO ITM – CIAAR
Instituto Terra e Memória/Museu de Mação e Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo

 

NOTA À IMPRENSA

15.01.2010

 

 Número 01/10


Museu de Mação inaugura a etapa final de certificacão internacional do património português

Inicia-se amanhã a fase final de certificação internacional dos primeiros sítios patrimoniais portugueses. Os peritos internacionais da Organização Mundial para a Avaliação e Certificação da Qualidade na Gestão de Património Cultural - HERITY, avaliarão durante estes dias cinco sítios do Alto Ribatejo.

Com o objectivo de melhor gerir o património cultural do país e promover o desenvolvimento da região, os municípios de Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha entraram na fase final do processo de certificação-HERITY, que avalia padrões de qualidade dos sítios patrimoniais em todo o mundo.

O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo de Mação receberá amanhã a visita de peritos internacionais do HERITY. No domingo será a vez do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha e do Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo. Na segunda e terça-feira serão avaliados por este sistema, acolhido pelo Comité do Património Mundial da UNESCO, o Castelo de Abrantes e a Biblioteca António Botto.

Assim, a região do Alto Ribatejo fará de Portugal o quarto país no mundo a certificar parte do seu património. À semelhança de Itália que, por exemplo, já certificou vários ecomuseus da região de Turim e vários sítios declarados Património Mundial da Humanidade; Espanha, que o ano passado certificou quatro sítios culturais da província de Saragoça da chamada “Ruta de Caesaragusta”; e o sítio classificado como Património Mundial da Humanidade, Parque Nacional da Serra da Capivara no Brasil, também certificado através dos padrões definidos por este organismo internacional.

Além disso, a certificação destes cinco espaços constitui uma rede de cooperação para a gestão do património que possibilita o desenvolvimento económico, cultural e turístico da região. Considerando que a certificação avalia a qualidade do património cultural nestas áreas e a sua relação directa com o público.

Todo este processo de avaliação e certificação, de relevância para a região e para o país, será explicado numa Conferência de Imprensa pelo HERITY Nacional e Internacional e pelos Presidentes das Câmaras Municipais dos três municípios pioneiros neste processo de certificação mundial. A conferência terá lugar na terça-feira, 19 de Janeiro, no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, pelas 17.30h.

 


 

Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo ¬ Largo Infante D. Henrique ¬ 6120-721 Mação ¬ Tlf: 241571477
Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo
¬ Lg. do Chafariz nº 3, Ap. 32 ¬ 2260-419 V. N. Barquinha ¬ Tlf: 249711209
E-mail: arqueonews.itm.ciaar@gmail.com

www.arqueomacao.tv
http://ciarte.eu 

 

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Precisa-se arqueólogo para Acompanhamento em Montemor o Novo Próxima mensagem por data: [Archport] Mais, sobre o navio fenício
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Museu de Mação elogiado por parceiros Próxima mensagem por assunto: [Archport] Museu de Mação promove projecto visível no Google Earth