[Archport] Novas propostas para o cais de cruzeiros de Angra
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=13091&visual=3&layout=10&tm=7Novas propostas para o cais de cruzeiros de Angra - RTP-A, 10/02/2001 (vídeo)
As duas novas propostas excluem a Praia da Vitória para a construção do cais de cruzeiros.
Fernando Sieuve defende a ideia de um porto do futuro, o que significa a destruição do Porto das Pipas e construção de um novo.
Quanto ao cais propriamente dito, Fernando Sieuve alega que este devia sair das costas do Castelo de São Sebastião e ter 450 metros para que os barcos e cruzeiros atraquem sem problemas de manobras.
O dirigente da Fruter conhece a baía de Angra como as palmas das mãos, por ser um apaixonado pelo mergulho e sugere que estudem a zona entre o castelinho e o forte do Monte do Brasil, a fim de se escolher a zona mais segura para a construção do braço de mar.
José Capelos é piloto reformado, e pelos conhecimentos de ambos os portos, garante que Angra será a melhor opção.
Para o ex-piloto o porto da Praia é muito ventoso e fustigado pelo mar do norte, o que complica as operações dos navios.
A proposta de Capelos aproveita o Porto das Pipas, acrescentando-o em cerca de 250 metros. José Capelos acrescentaria, também, um molhe a partir do Castelinho.
Para o piloto, esta é a opção mais viável economicamente.
O cais de cruzeiros é, cada vez mais, uma história do interesse social. O instituto histórico promove debates nos quais participem as autarquias, o Governo e os responsáveis pelo turismo.
O primeiro encontro será já dentro de duas semanas.
Marta Silva, Jornal da Tarde