Lista archport

Mensagem

[Archport] Estado actual da Arqueologia Nacional - Breves apontamentos.

To :   archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Estado actual da Arqueologia Nacional - Breves apontamentos.
From :   Jorge Pinho <arqueox@hotmail.com>
Date :   Tue, 2 Mar 2010 17:41:40 +0000

Boa tarde,
durante umas arrumações aqui em casa, deparei-me com um artigo do jornal Expresso datado de 30 de Março de 1996. Ora, o que lá se encontra escrito poderá ser, porventura, interessante num quadro de discussão oportuno, tendo em consideração o estado actual das condições laborais, criação de uma ordem, etc.
Por ser curioso o seu cariz premonitório, falava-se na altura da Comissão Instaladora do Instituto Português de Arqueologia, em conjugação com o IPPAR, sendo a mesma responsável pelo lançamento de um documento de trabalho, assinado pelos respectivos Presidentes, Vitor Oliveira Jorge e Luis Calado.
Muitos se deverão lembrar disto, pelo que entre todas as directivas e resoluções tomadas que são de domínio comum, o que me prendeu neste artigo foi a oportuna referência de António Carlos Silva às novidades na forma de financiamento dos trabalhos de campo - PNTA.
Para António Carlos Silva, vogal da CI do IPA, a nova fórmula iria permitir o aparecimento de "...projectos coerentes que incluam a valorização dos sítios descobertos."
Da mesma forma, pensava-se na altura que o reforço dos serviços regionais de arqueologia iriam assegurar que as intervenções de emergência seriam "...asseguradas por arqueólogos afectos a esses organismos, em vez de serem assumidos pelos serviços centrais, embora tutelados superiormente pelo IPA."
Para António Carlos Silva: "É preciso perder a perspectiva de que os serviços centrais funcionam como "bombeiros"..." e culmina com a seguinte ideia, a qual me levou a escrever este apontamento. Não estando fora dos planos à época do aparecimento de empresas de arqueologia, tal como acontecia em outros países e como podemos, de facto, agora aferir, este mesmo processo dispensaria o Estado, considerando-se que poderia ser até uma vantagem em termos organizativos. Acrescenta-se que a concorrência leva, muitas vezes, "à redução dos preços pelos serviços prestados até se pôr em causa a sua qualidade científica...", salientava então A.C.S.. 
Ora, passados 14 anos deste artigo, digam lá se não poderei pedir, em tom de brincadeira claro, a António Carlos Silva, os números do euromilhões da sessão de 2024... pois a premonição era verdadeira e que em 14 anos não só as condições laborais pioraram, como a relação preço/qualidade poderá estar em causa num futuro que temo não esteja muito longe.
É bom revermos o passado, de vez em quando, para percebermos os erros actuais.
 
Jorge Pinho
 


Your E-mail and More On-the-Go. Get Windows Live Hotmail Free. Sign up now.

Mensagem anterior por data: [Archport] Riding the Waves, 130,000 Years Ago Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Estado actual da Arqueologia Nacional - Brevesapontamentos.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] "ESRI disponibiliza Ortofotos do IGP (Portugal Continental) gratuitamente" Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Estado actual da Arqueologia Nacional - Brevesapontamentos.