Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Fortaleza Portuguesa de Safi em perigo

To :   "'Jorge Cruz'" <jpsc@sapo.pt>, "'Paulo Monteiro'" <pmonteiro@ntasa.pt>, "'archport'" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Fortaleza Portuguesa de Safi em perigo
From :   "Manuel F. Castelo Ramos" <casteloramos@sapo.pt>
Date :   Wed, 10 Mar 2010 00:48:32 -0000

Concordo. Mas há que denunciar todos os casos, e quem é responsável, assumir as suas responsabilidades.
Priorizar intervenções, adaptá-las aos orçamentos e às situações particulares de apoio a que cada um se pode "candidatar". E aí podem surgir oportunidades, mesmo para aqueles que, à partida, mais baixo estejam na lista. Pode ser o caso de Safi, embora Angra, património mundial, merecesse evidente prioridade.
E não falo sequer de Silves (terra onde vivo), cuja muralha da Almedina precisa urgente intervenção, em vários troços!
Manuel Ramos


De: Jorge Cruz [mailto:jpsc@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 9 de Março de 2010 10:51
Para: Paulo Monteiro; archport
Cc: Manuel F. Castelo Ramos
Assunto: Re: [Archport] Fortaleza Portuguesa de Safi em perigo

Parece que as fortalezas Portuguesas, estão todas a ruir: Santarem, Campo Maior, Monsaraz, Juromenha, para falar apenas das que conheço melhor. Desde os anos 40, em que o "Outro Regime" as recuperou, restaurou e reedificou (e reinventou também) que ninguém mais se preocupou com o assunto. Alías, no mesmo rol poderiamos meter também outros monumentos interessantes que marcaram uma épooca, como as Escolas Primárias dos centenários, as casas dos cantoneiros, as marcações das estradas com marcos de granito pintados, os marcos geodésicos, as pontes... tudo está ao abandono. Será apenas isto que o regime "democratico" sabe fazer pelo seu património? 
JC
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, March 09, 2010 6:20 AM
Subject: Re: [Archport] Fortaleza Portuguesa de Safi em perigo

Sempre ouvi dizer que a caridade começa em casa.. logo, se houver alguém que acuda a Safi, então que passe primeiro pelos Açores.

 

É que parte da muralha da fortaleza quinhentista de São Sebastião (Angra, ilha Terceira, Açores) ruiu em Novembro de 2008 – e está ainda caída por terra. Infelizmente, se foi forte o suficiente para suster as pelouradas castelhanas, francesas, inglesas e as miguelistas, mostra-se agora impotente para travar o jogo do empurra que decorre ainda hoje entre o Governo da Região, a Câmara Municipal de Angra, o Ministério da Defesa Nacional e a ENATUR. E já lá vai um quase um ano e meio.

 

 

PAULO ALEXANDRE MONTEIRO


From: archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] On Behalf Of Manuel F. Castelo Ramos
Sent: segunda-feira, 8 de Março de 2010 13:05
To: archport@ci.uc.pt
Subject: [Archport] Fortaleza Portuguesa de Safi em perigo

 

Colegas,

A partir de uma colega marroquina fiquei a saber da iminente derrocada de uma parte da fortaleza portuguesa de Safi, em Marrocos.

Não haverá quem lhe possa acudir?

*** ******* This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

Mensagem anterior por data: [Archport] ORDEM DOS ARQUEÓLOGOS: SIM OU NÃO? - 20 de Março 15h00 no MNA Próxima mensagem por data: Re: [Archport] ORDEM DOS ARQUEÓLOGOS: SIM OU NÃO? - 20 de Março 15h00 no MNA
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Fortaleza Portuguesa de Safi em perigo Próxima mensagem por assunto: [Archport] Forum da Civitas Igaeditanurum