Lista archport

Mensagem

[Archport] Open Studio de Desenho Arqueológico + Exposição + Conferências

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Open Studio de Desenho Arqueológico + Exposição + Conferências
From :   Guida Casella <guidacasella@gmail.com>
Date :   Sat, 13 Mar 2010 12:08:36 +0000

http://drawingspacespt.weebly.com/


  Timeline_O tempo do desenho
Guida Casella
17 DE MARÇO – 3 DE ABRIL 2010

ESPAÇOS DO DESENHO, FÁBRICA BRAÇO DE PRATA


  PROGRAMA

Residência Aberta: 17 - 20 Março; 24 - 27 Março, 31 Março – 3 Abril Quarta – Feira a Sábado, das 19h às 23h Espaços do Desenho

Inauguração/Apresentação do projecto: 27 de Março 2010, 21h 
Espaços do Desenho


Mesa Redonda: 1 Abril de 2010, 19h, Espaços do Desenho


Timeline _ O Tempo do Desenho

Guida Casella apresenta desenhos de Arqueologia realizados ao longo dos últimos 12 anos: Mapas de Escavação, Desenhos de Artefactos, Reconstruções Históricas. Este tipo de desenho, com génese no desenho de catálogos de colecções iluministas, no desenho de geólogos e na Pintura de História, é um desenho exaustivo e descritivo. É um desenho que aspira ao objectivo, embora nunca o seja totalmente,  e talvez aí resida a sua particularidade: encontrar na sua aspirante frieza, algo que comunique directamente a uma emoção. É genericamente, e à primeira vista, um desenho de registo, de documentação, de comunicação. No entanto, pode ser também fruido pela sua vertente estética. Os sinais gráficos que o fazem transmitir informação cientifica, são os mesmos que numa abordagem estética transmitem outros significados.

E é neste equilíbrio entre
  • aspecto funcional do desenho de património (documentar, registar, comunicar)
  • e o aspecto sensível (apreciação estética do objecto representado, bem como dos mediums fisicos utilizados – leque de materiais específicos de desenho cientifico)
...que reside a surpresa de ver nascer algo novo, algo que é um artefacto em si (o desenho como algo fabricado) com base num outro artefacto antigo exposto à mediação do artista.

Finalmente, é de referir ainda que os objectos representados no corpus de trabalho de Guida Casella, são sempre oriundos de tempos passados. São cerâmicas com 3000 anos, São túmulos com 800 anos. São peças que comportam em si a passagem do Tempo. Vejamos como o contacto com estas realidades informam o trabalho Plástico de G.Casella.
Timeline_O tempo do desenho, pretende ser um projecto de desenho em que se trabalha exaustivamente em torno de um objecto: um elemento do Património Português - Utilizando metodologias de levantamento rigoroso (desenho cientifico) e desenho do natural (desenho artístico).
O acompanhamento da evolução (do tempo do desenho) poderá ser feito durante as três semanas do projecto, dentro do horário de abertura do espaço ao público.

Timeline_O tempo do desenho – Projecto de residência
Projecto de Desenho do Túmulo de D. Fernando I (presente no Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa)
Este trabalho vai ser desenvolvido na continuação de um projecto de Desenho Arqueológico iniciado em 2009. O Desenho de Levantamento do Túmulo de D. Fernando I, é um projecto que já contou com um trabalho de  meses, que surgiu a propósito de um convite para colaborar com o Projecto CHAO, através de uma aula aberta acerca de Desenho Arqueológico realizada no quarteirão da Trindade. Por proximidade ao Museu Arqueológico do Carmo, Guida Casella abordou o Director do Museu no sentido de estudar aquela peça. Posteriormente esta abordagem deu origem a uma encomenda por parte do Museu para executar um desenho técnico do Túmulo de D. Fernando I, cujos resultados foram entretanto publicados num livro. No contexto deste estudo, colocaram-se diversas questões de representação: O que é um levantamento técnico? Deverá ser o Desenho equivalente ao túmulo como peça completa, ou deverá ser uma representação do espécimen como ele se apresenta hoje, com diversos graus de deterioração e conservação? Deveria desenhar-se um ‘Ur’ Tumulo – O túmulo original como foi idealizado? E aí colocam-se questões de como completar as partes em falta. Ou Deveria o desenho ser uma representação do que se pode ver actualmente exposto no Museu Arqueológico do Carmo? Neste caso, seria este desenho substituível por uma fotografia? 
Um desenho assim exaustivo, é um desenho que demora muitíssimo tempo a executar. Sendo apenas possível através da aplicação de muitas horas de observação e registo. No processo surgem inúmeros desenhos de referência, estudos, apontamentos, que não sendo o produto final, são pontos de ancoragem igualmente pertinentes e que poderão ser observados durante a residência. Surgem também novas descobertas, apropriações, descontextualizações e (re)contextualizações. A iconografia a decifrar é vastíssima e o desenho poderá estar ao serviço dessa leitura. Este projecto constituirá uma oportunidade para questionar o papel do desenhador cientifico nomeadamente na sua condição ambígua entre ser um artista ou um cientista.
http://projectochao.blogspot.com/2009/01/cho-rua-da-trindade-18.html
http://museusportugal.org/aap

Timeline_O tempo do desenho – Mesas redondas
Durante a última semana de Residência nos Espaços de Desenho será realizada uma mesa redonda em torno da ideia de Desenho e Património. Mais especificamente, esta discussão terá como objectivo abordar 'o Estado da Arte nos processos de produção/criação de Imagem por investigadores-criadores na Investigação, Defesa e Divulgação de Património.'  Serão convidados desenhadores e investigadores na área da Imagem, em História, Arte e Ciência a participar neste evento.


Guida Casella é uma desenhadora multidisciplinar, que tem trabalhado ao longo dos últimos 12 anos em Comunicação Visual para as Ciências do Património. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2001) e Mestre em Ilustração Arqueológica / Divulgação de Património pelo Swindon College of Art, University of Bath, Inglaterra (2005). A sua tese de Mestrado (The Picturesque in Archaeological Historical Landscape Illustration) questionou a abordagem ao Arqueológico por parte de Artistas, procurando analizar esses desenhos de ruinas na paisagem (quer em vistas subjectivas quer em desenho cientifico ) à luz da categoria estética do Pituresco.
Tem trabalhado em Ilustração Cientifica para diversos Institutos e Empresas de Investigação em Arqueologia (Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, Dr. Michael Kunst, Câmara Municipal de Cascais, Dr. Victor S. Gonçalves, IPA, Dr. João Zihão, IPPAR, Dra Susana O. Jorge, CNANS, Dr. José Bettencour, ERA-Arqueologia, Dr. Miguel Lago, Dra Inês Mendes da Silva) entre outros.
Recentemente tem realizado também ilustrações para Museologia e Turismo Cultural, e Desenvolvido produtos para Lojas de Museus e Serviços Educativos.
Tem participado em Projectos de Investigação na Área da Ilustração enquanto ferramenta de conhecimento cientifico. (DrawingSpaces: Diários Gráficos, Perspicácia e Neutralidade no Desenho Quotidiano[Mesa redonda: Diários Gráficos e Conhecimento Científico, “Cadernos de Campo em Arqueologia”] Org. Ana Teresa Bígio. Drawingspaces / Espaços do Desenho, Fábrica do Braço de Prata, 12 de Fevereiro 2009
Diários Gráficos. Desenho em cadernos.Illustrated Journals. Drawing in sketchbooks. [Exposição Diários de Viajantes, Investigadores e Desenhadores Cientificos, comunicação “Sketchbook e Desenho de Arqueologia”] Org. Eduardo Salavisa. Centro Cultural de Lagos, 31 Out. – 31 Dez 2009 Paços do Concelho – Galeria Municipal de Torres Vedras, 9 Jan – 30 Fev 2010
As imagens com que a Ciência se Faz.[Workshop: A imagem na Ciência e na Arte, com a conferência ” Ética e Estética na Reconstrução do Passado em Arqueologia”], Org.  Drª Olga Pombo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, 
Lecciona cursos vários nas áreas relacionadas com a sua actividade.

www.guidacasella.com

Espaços do Desenho, Fábrica Braço de Prata
Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1, 1950 – 128, Lisboa
Junto ao rio, perto da rotunda (Praça 25 de Abril) com a escultura de José de Guimarães ao centro, antes da entrada na Expo)
Autocarro: 28; Estação de comboio: Braço de Prata (acessos: Entrecampos, Roma, Sta. Apolónia).

Horário de abertura ao público
Quarta-feira – Sábado, das 19h às 23h
Website: www.drawingspaces.weebly.com   Email: drawingspaces@googlemail.com


Para mais informações sobre a programação da Fábrica Braço de Prata, consulte: www.bracodeprata.com

--
*******************************************************
GUIDA CASELLA
infografia e comunicação cientifica

********************************************************
Rua Dr. Manuel da Cruz Junior, 63
2870-121 Montijo
Portugal

*******************************
tel+351 919108160
skypename_guidacasella

*******************************
guidacasella@gmail.com
www.guidacasella.com

********************************************************

Mensagem anterior por data: [Archport] ordem e sindicato Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Está a História em perigo?
Mensagem anterior por assunto: [Archport] O Património Industrial de Mangualde Próxima mensagem por assunto: [Archport] Operación Circinus