Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Res: Ilusionismo

To :   Paulo Monteiro <pmonteiro@ntasa.pt>
Subject :   Re: [Archport] Res: Ilusionismo
From :   joão pereira <trainzeiro@gmail.com>
Date :   Thu, 25 Mar 2010 15:17:48 +0000

Tens razão. O prazo de dia 8 é para a torre oca. No entanto, o objectivo é o mesmo com pretexto diverso. A pretexto de uma não e eventualmente entrega da torre oca, substitui-se o Director, e muda-se o Museu sem engulhos.

No dia 25 de Março de 2010 15:10, Paulo Monteiro <pmonteiro@ntasa.pt> escreveu:

Posso ter lido mal, mas pareceu-me que o que tinha que ser desocupado dentro de um mês era a Torre Oca e não o Museu inteiro...


--------------------------
Sent from my BlackBerry Wireless Handheld


De: archport-bounces@ci.uc.pt
Para: archport@ci.uc.pt
Enviada em: Thu Mar 25 14:14:21 2010
Assunto: [Archport] Ilusionismo

Pronto, vou dizer aquilo que ninguém parece querer dizer.

O que pode querer um Ministério da Cultura que estabelece o prazo de um mês para o Director do Museu Nacional de Arqueologia abandonar as actuais instalações do Museu?

Pretenderá que ele cumpra a ordem de serviço?

É óbvio que o Ministério sabe que a ordem não tem qualquer viabilidade de ser cumprida. Não teria, em condições operacionalmente rigorosas, mesmo que tivesse sido acatada em Agosto, como se alega.

Assim sendo, o Ministério sabe que a ordem não vai ser cumprida. Atira o Director do Museu para uma situação de desobediência. Deixa-o de mãos atadas, com a cabeça no cepo.

Assim sendo também, a recondução recente do Director do Museu Nacional de Arqueologia foi uma cilada hipócrita. Como se aproximavam eleições, o Director aguardaria o seu resultado, na esperança de que o processo fosse ainda reversível.

Bem, está na moda o culto de Maquiavel.

Espero que a comunidade arqueológica compreenda que não é só a Cultura e o Património Arqueológico que estão em causa. É a ética e a cultura política.

E que se mobilize perante este episódio, abordado desta perspectiva, da perspectiva da denúncia da conjura. Porque é disso que se trata.

O objectivo de todo este processo era dois. Não era apenas desinstalar o MNA. Era também afastar o seu Director. Porque o MNA não era apenas um Museu, era a sede de um pensamento cultural incómodo.

Toda a gente acabaria depois de 8 de Maio por concluir isto.

Mas tinha que ser dito agora.



--
Manuel de Castro Nunes

*** ******* This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport



Mensagem anterior por data: [Archport] Res: Ilusionismo Próxima mensagem por data: Re: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº17
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Res: Ilusionismo Próxima mensagem por assunto: [Archport] Res: Leite de Vasconcelos actual