Re: [Archport] A competência científica dos professores (...)
Caro Manuel
Nunca estive tão em desacordo consigo, como em relação a esta questão. Um professor sem saber, é um burro, mesmo que seja um exímio comunicador e pedagogo - transmitirá balelas com a autoridade de pedagogo. E o problema neste país, e em outros que tais, é que há muita teorização acerca do ensino e desadequação nas formas de o aplicar. Recordo sempre casos vividos durante o período em que dei aulas de história. Por exemplo colegas meus recém-formados em Politécnicos, com uma imensa carga de pedagogia e que não sabiam os reis de Portugal, escreviam com erros e desculpavam os erros ortográficos dos alunos. E isso é hoje prática corrente. Simplesmente assustador. SObretudo porque cultiva a mediocridade. Ilude-se os alunos, que até não se importam, e os pais, muitos deles da primeira geração quasi embrutecida e iletrada, também não se importam. Aqueles que se importam e podem metem os filhos em colégios privados...
Um aluno ser retido, ter de repetir o ano, não me choca desde que haja uma conjunto de acções que acompanhem esses casos adequadamente. Mas não me atirem areia pedagógica para os olhos pois, porque é necessário poupar (só a ideia de poupar no ensino é assustadora)
corta-se em nº de professores, obrigam-se aulas com 30 alunos ou mais, em salas com frio, calor, ratos e outroas coisas que tais... Onde fica a pedagogia no meio disto tudo? Na gaveta, e nos bolsos de meia dúzia de ilustres senhores académicos, que das suas torres de marfim, normalmente universitárias, vociferam ideias e modelos irrealizáveis, para as quais foram pagos a peso de ouro.
Rui Boaventura
2010/8/10 Manuel Castro Nunes
<arteminvenite@gmail.com>
Ora, Caro Rui Costa Pinto, parece-me elementar. Penso que o papel de um professor não é saber, é saber ensinar. Estarei enganado? Os professores são licenciados, pelo menos, não posso presumir que sejam ignorantes. Se não conseguem transmitir o seu saber, devem saber explicar porquê. Ainda não consegui encontrar uma explicação coerente, ou consistente, senão lamúrias.
O sistema aplaude. Parece por vezes que os professores buscam apenas razões para que os alunos não progridam. É o mais fácil.
Até se dispensa o pensamento pedagógico, que seria o mais eficaz dispositivo de pressão sobre o sistema.
É só isso.
--
Manuel de Castro Nunes
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
--
"The ideals which have always shone before me and filled me with the joy of living are goodness, beauty, and truth"
Albert Einstein
Rui Boaventura
Pr. Augusto Cabrita, nº1 , 4º Dto.
2610-288 Amadora
Portugal
Tel. (351)962742506