Lista archport

Mensagem

[Archport] Pois... o ''grupo dos 4''

Subject :   [Archport] Pois... o ''grupo dos 4''
From :   Manuel Castro Nunes <arteminvenite@gmail.com>
Date :   Tue, 14 Sep 2010 12:58:24 +0100

Perdoem-me uma última intervenção.
Sendo anónimo, ou anónimos, a ninguém devia ser permitido escrever coisas destas:
 

''No caso do Acompanhamento Arqueológico de Obra:

Quem já não entrou numa obra e começou a sentir-se ridicularizado pelas restantes pessoas (engenheiros, arquitectos, Dono de obra etc) quando dizemos que somos arqueólogos, passamos a citar: “oh amigo você vai para o café como faziam anteriormente os seus/suas colega/s enquanto nós acabamos aqui a obra, mas não se preocupe que se aparecer o ouro nós chamamo-vos”, ou então “os seus/suas anteriores colegas com que trabalhei não chateavam nada apareciam aqui de vez em quando e eram muito simpáticos/as o que eles queriam era fumar umas coisitas”, “você é que é o arqueólogo? O seu anterior colega era um bocado estranho”.

 

Nós já presenciamos em reunião de obra colegas nossos a usarem linguagem nada dignificante para com o contexto profissional tal como: Tá-se, na boa, vazar aí, na maior, cool, manos, fixe, apareceram aí umas cenas, etc. Não temos nada contra o uso deste tipo de linguagem mas de certeza, que neste tom juncoso, nenhum engenheiro ou arquitecto ou outros profissionais licenciados dos quadros superiores usa este tipo de linguagem.

 

Não, antes pelo contrário, podem alguns ser uns labregos de primeira, quer como pessoas, quer profissionalmente, mas, no entanto, valorizam a classe deles através de uma conduta deontológica que, na nossa maneira de ver, também passa pela apresentação visual. O que vos estamos a dizer não é nenhuma novidade, de certeza, pois muitos dos vossos pais se calhar já tiveram este tipo de discurso para convosco.''

 

É que eu vou ficar por aqui, a explorar o sentido último disto. E há muitos lugares para o fazer, sem sobrecarregar esta lista.

Compreendo pois, claro, porque razão Filipe Pinheiro teve necessidade de me citar e Ricardo Santos de me chamar idiota.

Tenho mesmo muitas reservas relativamente ao modelo empresarial de sustentabilidade da arqueologia portuguesa.



--
Manuel de Castro Nunes

Mensagem anterior por data: [Archport] Caros Colegas Arqueólogos Próxima mensagem por data: [Archport] Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores - Museu da Cultura Castreja, Briteiros, 17 de Setembro, 21.00
Mensagem anterior por assunto: [Archport] poetas populares Próxima mensagem por assunto: [Archport] Pompeia na mira do capitalismo?