Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº 47

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 47
From :   "Jorge Alves" <jalves@igespar.pt>
Date :   Thu, 17 Feb 2011 19:00:59 -0000

 

 

  

 

19 de Fevereiro de 2011
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 1h00 e as 2h00
Programa da TSF
Encontros com o Património, em parceria com o IGESPAR, I.P.
«Revisitar o Museu de Arte Popular»

O Museu de Arte Popular reabriu, a 13 de Dezembro de 2010, com a Exposição – Os construtores do MAP. Museu em construção, contando na sua programação com um alargado conjunto de actividades, das quais destacamos o I Ciclo de Conferências do MAP (20 e 21 de Janeiro). Compreender o contexto histórico-político em que surgiu este Museu, inaugurado em 1948, integrá-lo na sua matriz de origem - a Exposição do Mundo Português (1940) - perceber as opções estéticas e a ideia subjacente à Arte Popular representada é fundamental para percepcionar os desafios que hoje se colocam, nomeadamente a sua relação com a criação contemporânea em torno da cultura popular. A par do património material ou imaterial tradicional falar-se-á do próprio edifício, adaptado a Museu pelo arqtº Jorge Segurado, e do programa decorativo coordenado pelo artista plástico Tom. Estas são algumas das questões a explorar pelo jornalista Manuel Vilas–Boas que conversa com a Arqtª Andreia Galvão, a Professora Raquel Henriques da Silva, os Drs. Daniela Araújo e Rui Afonso Santos.

Para saber mais

 

 

 

18 de Abril de 2011
DIMS 2011 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
«Água: Cultura e Património»

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é "Água: Cultura e Património". A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.
O IGESPAR procurará, tendo por base a proposta do ICOMOS, à semelhança de anos anteriores, apresentar uma programação que inclua um conjunto de actividades atractivas ao público, convidando entidades públicas e privadas a participarem neste evento.
Caberá ao IGESPAR promover a divulgação do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, de modo a que o público tenha conhecimento do programa nacional e possa participar nas actividades que se irão realizar naquela data.

Para saber mais

 

 

 

 

 

Inscrições até 28 de Fevereiro de 2011
A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento...

Encontram-se abertas, até ao dia 28 de Fevereiro de 2011, as inscrições para o Concurso Nacional “A Minha Escola Adopta um Museu, um Palácio, um Monumento…".
O concurso escolar é uma iniciativa conjunta do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), este ano incluída no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística em contexto escolar.
Dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário, o concurso tem como objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus da Rede Portuguesa de Museus e com os monumentos tutelados pelo IGESPAR e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural.
O concurso consiste na apresentação de trabalhos criativos elaborados a partir de testemunhos dos museus da RPM, incluindo os Palácios Nacionais, ou dos Monumentos tutelados pelo IGESPAR. Os trabalhos poderão abranger as seguintes áreas: escrita, artes visuais, artes performativas, fotografia, vídeo e multimédia.

Para saber mais

 

 

 

Classificação do Património
Despacho de abertura de procedimento de classificação da Ponte da Arrábida


Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 33, de 16 de Fevereiro, o Anúncio n.º 1960/2011, de 8 de Fevereiro, relativo ao despacho de abertura do procedimento de classificação da Ponte da Arrábida, freguesias de Lordelo do Ouro e São Pedro da Afurada, concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
 

 

 


Para saber mais

 

 

 

29 de Dezembro de 2010 a 30 de Dezembro de 2011
Exposição "Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História"
Mosteiro dos Jerónimos

Está patente, na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, a Exposição Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História.
Com esta exposição, o IGESPAR, I.P. e a Associação World Monuments Fund – Portugal pretendem homenagear Alexandre Herculano e contribuir para melhor dar a conhecer a vida e a obra deste grande cidadão português ao numeroso público que nos visita e, ainda, sensibilizar especialmente os jovens para a leitura e estudo das suas obras.


Para saber mais 

 

 

 

Até 22 de Fevereiro de 2011
Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo
Discussão Pública


O Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM) encontra-se em período de Discussão Pública entre 29 de Novembro de 2010 e 22 de Fevereiro de 2011 (Aviso nº 24108/2010, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 226, de 2010.11.22).
O POEM e o respectivo Relatório Ambiental encontram-se disponíveis, em formato digital, no Site Internet do POEM.

Para saber mais

 

 

 

27 de Novembro de 2010 a 30 de Abril de 2011
Exposição «Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha»
Cortes, Leiria

 


Decorre desde dia 27 de Novembro, na Casa-Museu João Soares, em Cortes, Leiria, a exposição Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha.
Esta exposição fala de um assunto até hoje ignorado: o gesticular anónimo de quem esteve no Mosteiro durante a sua construção. Escultores, pedreiros, carpinteiros, arquitectos, monges fixaram nas paredes uma linguagem paralela, não a dos alicerces, das abóbadas e de um imaginário que iriam legar à posteridade, mas as dúvidas, as conversas, as ironias, as crenças, de um quotidiano forjado numa das épocas mais criativas do viver português.



 


Para saber mais

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: igespar@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] 2nd Specialization Forum - July 3-9, 2011 -Ammaia/Portugal Próxima mensagem por data: [Archport] Concurso para chefe de divisão de Museus, Arqueologia e Restauro (Faro)
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 46 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 48