Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº 48

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 48
From :   "Jorge Alves" <jalves@igespar.pt>
Date :   Thu, 24 Feb 2011 18:07:21 -0000

 

 

  

 

26 de Fevereiro de 2011
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 1h00 e as 2h00
Programa da TSF
Encontros com o Património, em parceria com o IGESPAR, I.P.
«A Rota da Cortiça: da tradição à criação contemporânea»

Quando se fala de cortiça fala-se de uma multiplicidade de realidades: do montado, que caracteriza a paisagem do território português; da fábrica e dos diversos processos tecnológicos para a sua transformação; de uma matéria-prima tradicional que se destaca pela sua versatilidade, assumindo formas muito variáveis, em produtos que, hoje em dia, incluem a produção de rolhas, discos ou de papel. Em suma, a cortiça constitui um dos produtos mais identitários de Portugal e pode ser apreendida na paisagem, no património material e imaterial, apresentando hoje um alto valor económico. “A Rota da Cortiça”, que se desenvolve no concelho de S. Brás de Alportel, Algarve, procura precisamente oferecer ao visitante vários percursos num território marcado por uma cultura associada à sua produção. Estas são algumas das questões a explorar pelo jornalista Manuel Vilas–Boas que conversa com os Drs. Vitor Guerreiro, Sofia Carrusca, Manuel Ramos e Sandra Correia.

Para saber mais

 

 

 

Classificação do Património
Publicação de novas portarias

Foram publicados no Diário da República os seguintes diplomas de classificação de bens imóveis e de fixação de zonas especiais de protecção (ZEP), a saber:

Portaria n.º 372/2011, DR, 2.ª Série, n.º 35, de 18 de Fevereiro, que fixou a zona especial de protecção (ZEP) do Castro do Monte Padrão, sito na freguesia de Monte Córdoba, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, classificado como monumento nacional (MN) por Decreto de 16 de Junho de 1910, publicado no DG de 23 de Junho de 2010.

Portaria n.º 383/2011, DR, 2.ª Série, n.º 36, de 21 de Fevereiro, que classificou como monumento de interesse público (MIP) os seguintes bens, e fixou as respectivas zonas especiais de protecção (ZEP):
a) O Paço de Vilar de Perdizes, na freguesia de Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real (ZEP conjunta com a Capela de Nossa Senhora das Neves);
b) A Capela de Nossa Senhora das Neves, na freguesia de Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real (ZEP conjunta com o Paço de Vilar de Perdizes);
c) A Ermida de São Pedro, na freguesia e concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.

Para saber mais

 

 

 

Loja IGESPAR
Linha de artigos «Um arquitecto, um monumento»


“Um arquitecto, um monumento” é uma linha inspirada nos monumentos geridos pelo IGESPAR, designadamente os que se encontram inscritos na Lista do Património Mundial.
Objectos requintados em porcelana portuguesa e de produção limitada, com design de alguns dos mais importantes arquitectos portugueses, são peças de colecção ou de uso diário, que traduzem os motivos dos monumentos em peças de grande valor estético.

Artigos disponíveis nas lojas IGESPAR, I.P.

Para saber mais

 

 

 

 

Até 15 de Março de 2011
Concurso de Moda e Design “D. Pedro e D. Inês”
Alcobaça


Em 2011, as Comemorações Inesianas celebram os 650 anos da Trasladação de D. Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, por ordem de D. Pedro I, episódio que serve de mote para revisitar o mito do par amoroso mais emblemático da História de Portugal e recordar o seu grande significado cultural.
É intenção da Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês, do Mosteiro de Alcobaça e do Museu Nacional do Traje estender o âmbito das Comemorações Inesianas a novas áreas temáticas organizando, no universo da Moda e do Design nacionais, o Concurso de Moda “D. Pedro e D. Inês” cuja finalidade é alcançar novos talentos e incentivar os jovens ao envolvimento com a História de Portugal através da criação de um conjunto de figurinos representativo daquelas duas personagens históricas adaptadas ao contexto estético e cultural da actualidade.
Convidam-se os alunos das Instituições de Moda e Design a participar neste Concurso de Moda, que consideramos de sublinhado interesse e uma mais-valia para a sua formação.

Para saber mais

 

 

 

18 de Abril de 2011
DIMS 2011 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
«Água: Cultura e Património»

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é "Água: Cultura e Património". A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.
O IGESPAR procurará, tendo por base a proposta do ICOMOS, à semelhança de anos anteriores, apresentar uma programação que inclua um conjunto de actividades atractivas ao público, convidando entidades públicas e privadas a participarem neste evento.
Caberá ao IGESPAR promover a divulgação do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, de modo a que o público tenha conhecimento do programa nacional e possa participar nas actividades que se irão realizar naquela data.

Para saber mais

 

 

 

Inscrições até 28 de Fevereiro de 2011
A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento...

Encontram-se abertas, até ao dia 28 de Fevereiro de 2011, as inscrições para o Concurso Nacional “A Minha Escola Adopta um Museu, um Palácio, um Monumento…".
O concurso escolar é uma iniciativa conjunta do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), este ano incluída no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística em contexto escolar.
Dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário, o concurso tem como objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus da Rede Portuguesa de Museus e com os monumentos tutelados pelo IGESPAR e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural.
O concurso consiste na apresentação de trabalhos criativos elaborados a partir de testemunhos dos museus da RPM, incluindo os Palácios Nacionais, ou dos Monumentos tutelados pelo IGESPAR. Os trabalhos poderão abranger as seguintes áreas: escrita, artes visuais, artes performativas, fotografia, vídeo e multimédia.

Para saber mais

 

 

  

29 de Dezembro de 2010 a 30 de Dezembro de 2011
Exposição "Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História"
Mosteiro dos Jerónimos

Está patente, na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, a Exposição Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História.
Com esta exposição, o IGESPAR, I.P. e a Associação World Monuments Fund – Portugal pretendem homenagear Alexandre Herculano e contribuir para melhor dar a conhecer a vida e a obra deste grande cidadão português ao numeroso público que nos visita e, ainda, sensibilizar especialmente os jovens para a leitura e estudo das suas obras.


Para saber mais 

 

 

 

27 de Novembro de 2010 a 30 de Abril de 2011
Exposição «Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha»
Cortes, Leiria

 


Decorre desde dia 27 de Novembro, na Casa-Museu João Soares, em Cortes, Leiria, a exposição Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha.
Esta exposição fala de um assunto até hoje ignorado: o gesticular anónimo de quem esteve no Mosteiro durante a sua construção. Escultores, pedreiros, carpinteiros, arquitectos, monges fixaram nas paredes uma linguagem paralela, não a dos alicerces, das abóbadas e de um imaginário que iriam legar à posteridade, mas as dúvidas, as conversas, as ironias, as crenças, de um quotidiano forjado numa das épocas mais criativas do viver português.



 


Para saber mais

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: igespar@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Xano volve a estar presente en Mos Próxima mensagem por data: [Archport] Cartografia fundamental para estudo de território - link de acesso
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 47 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 49