Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº 57

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 57
From :   "Jorge Alves" <jalves@igespar.pt>
Date :   Fri, 13 May 2011 11:07:26 +0100

 

 

  

 

14 de Maio de 2011
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 1h00 e as 2h00
Programa da TSF
Encontros com o Património, em parceria com o IGESPAR, I.P.
«A Citânia de Sanfins, na rota dos castros do Noroeste»

Castro, citânia e cividade são formas diferentes de designar uma mesma realidade: povoados de altura, defendidos por muralhas, erigidos por povos que habitavam o Noroeste Peninsular antes da chegada dos Romanos. Inseridos numa nova geografia política e integrando novos modos de vida, os castros perduraram até aos nossos dias como marca indelével na paisagem nortenha. Conscientes da importância histórica e do potencial turístico deste património, um conjunto de municípios quis associar-se, com o objectivo de constitutir um percurso temático de visita, transformando o conhecimento destes sítios em factor local e regional de desenvolvimento sustentado. Manuel Vilas-Boas veio conhecer melhor o projecto da “Rede de Castros do Noroeste”, em conversa com a Arq. Paula Silva, Directora da Direcção Regional de Cultura do Norte, e com os arqueólogos Armando Coelho Ferreira da Silva, Carlos Alberto Brochado de Almeida e Paulo Costa Pinto, no Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, em Paços de Ferreira.

Para saber mais

 

 

 

Classificação do Património
Anúncio de abertura do procedimento de classificação da Casa Moisés Eugénio de Almeida

Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 90, de 10 de Maio, o Anúncio n.º 6220/2011, de 2 de Maio, relativo ao despacho de abertura do procedimento de classificação da Casa Moisés Eugénio de Almeida (Casa Athouguia), freguesia de Cascais, concelho de Cascais, distrito de Lisboa.

 

 

 

 



Para saber mais

 

 

 

Classificação do Património
Novas Portarias de Classificação e ZEP

Foram publicados no Diário da República os seguintes diplomas de classificação de bens imóveis e de fixação de zonas especiais de protecção (ZEP), a saber:

Portaria n.º 529/2011, DR, 2.ª Série, n.º 89, de 9 de Maio, que desclassificou o Edifício sito na Avenida da República, 87, em Lisboa, freguesia de Nossa Senhora de Fátima, concelho e distrito de Lisboa.

Portaria n.º 527/2011, DR, 2.ª Série, n.º 88, de 6 de Maio, que fixou a zona especial de protecção (ZEP) conjunta dos imóveis classificados e em vias de classificação existentes no Centro Histórico de Vila Viçosa, concelho de Vila Viçosa, distrito de Évora, e revogou a Portaria n.º 223/2010, publicada no DR, 2.ª Série, n.º 57, de 23 de Março.

Para saber mais

 

 

 

18 de Maio, às 16h00
Abertura ao público da exposição dos trabalhos seleccionados do concurso «A minha escola adopta um Museu, um Palácio, um Monumento...»
Museu Machado de Castro, Coimbra

Na sequência da 5ª edição da iniciativa conjunta do IMC, IGESPAR, Ministério da Cultura e Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, o concurso «A minha escola adopta um Museu, um Palácio, um Monumento...»,  terá lugar a abertura ao público da exposição dos trabalhos seleccionados, bem como a entrega dos prémios.
 
A exposição inaugura no dia 18 de Maio próximo, no âmbito do  Dia dos Museus, no Museu Machado de Castro, Coimbra, pelas 16h00.

Para saber mais

 

 

 

17de Maio, às 16h30
Projecto “Às terças na sacristia do Mosteiro de Alcobaça”
"O Mosteiro de Alcobaça na viragem do século XVI para o século XVII" por
Miguel Sousa Santos
Mosteiro de Alcobaça

O Projecto intitulado Às Terças na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça visa dar a conhecer a história do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, bem como o património móvel e edificado que lhe está associado.
Desta forma, divulgar-se-ão os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos Técnicos Superiores deste serviço do IGESPAR, IP.
As temáticas são variadas e abrangentes, incluindo áreas como a História, a Arte, a Arquitectura, a Conservação e Gestão de Colecções, e o Acervo da Casa–Museu Vieira Natividade.

Para saber mais

 

 

 

Lojas IGESPAR

Com o intuito de integrar a divulgação dos valores artísticos, as lojas IGESPAR apresentam uma linha de objectos inspirados nos sítios e monumentos Património da Humanidade.
Das réplicas às peças contemporâneas, produzem a ponte entre o passado e o presente, oferecendo-lhe uma viagem através do tempo.
Leve consigo a História do nosso Património.
Visite as nossas lojas, visite os nossos monumentos.
 

Artigos disponíveis nas lojas IGESPAR

 

 

 

Até 30 de Maio de 2011
Exposição «Mar e Cor»
Mosteiro dos Jerónimos


Está patente no Mosteiro dos Jerónimos a Exposição Mar e Cor, com o objectivo de celebrar o Centenário do Nascimento do Mestre Martins Correia.

Para saber mais

 

 

 

Até 16 de Maio de 2011
Concurso de Moda e Design «D. Pedro e D. Inês» Prolongamento de prazo de apresentação de candidaturas até 16 de Maio
Alcobaça


Em 2011, as Comemorações Inesianas celebram os 650 anos da Trasladação de D. Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, por ordem de D. Pedro I, episódio que serve de mote para revisitar o mito do par amoroso mais emblemático da História de Portugal e recordar o seu grande significado cultural.
É intenção da Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês, do Mosteiro de Alcobaça e do Museu Nacional do Traje estender o âmbito das Comemorações Inesianas a novas áreas temáticas organizando, no universo da Moda e do Design nacionais, o Concurso de Moda “D. Pedro e D. Inês” cuja finalidade é alcançar novos talentos e incentivar os jovens ao envolvimento com a História de Portugal através da criação de um conjunto de figurinos representativo daquelas duas personagens históricas adaptadas ao contexto estético e cultural da actualidade.
Convidam-se os alunos das Instituições de Moda e Design a participar neste Concurso de Moda, que consideramos de sublinhado interesse e uma mais-valia para a sua formação.

Para saber mais

 

 

 

Até 30 de Dezembro de 2011
Exposição «Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História»
Mosteiro dos Jerónimos

Está patente, na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, a Exposição Alexandre Herculano: Guardar a Memória – Viver a História.
Com esta exposição, o IGESPAR, I.P. e a Associação World Monuments Fund – Portugal pretendem homenagear Alexandre Herculano e contribuir para melhor dar a conhecer a vida e a obra deste grande cidadão português ao numeroso público que nos visita e, ainda, sensibilizar especialmente os jovens para a leitura e estudo das suas obras.


Para saber mais  

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: igespar@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] "O mercado das peças de arte arqueológicas é um regabofe" Próxima mensagem por data: [Archport] Colecção BPN
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 57 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 58