Lista archport

Mensagem

[Archport] Francisco Tavares Proença Júnior.

To :   histport <histport@ml.ci.uc.pt>, archeport lista <archport@ci.uc.pt>, museum lista <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Francisco Tavares Proença Júnior.
From :   pedro salvado <pedro-salvado@hotmail.com>
Date :   Wed, 29 Jun 2011 13:33:14 +0000

 

 

 

Homenagem a Francisco Tavares Proença Júnior

 

 

Epigrafia Portuguesa Contemporânea

 

 

 

Por iniciativa da Associação dos antigos estudantes de Castelo Branco, com o apoio da Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, foi colocada uma placa comemorativa do centenário desta instituição museal, na antiga casa do seu fundador Francisco Tavares Proença Júnior (1883-1916).

 

 FRANCISCO TAVARES PROENÇA JR. / NESTA CASA VIVEU O ARQUEÓLOGO / E FUNDADOR DO MUSEU /  HOMENAGEM DA XVIII ROMAGEM DE SAUDADE  / DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE CASTELO BRANCO / NO 1º CENTENÁRIO DO MUSEU  / JUNHO DE 2011.

 

Francisco Tavares Proença Júnior foi uma das personalidades beiroas mais fascinante da primeira década do século XX. Cultivando múltiplos interesses, senhor de uma grande força criadora, a sua actividade expressou-se, e dispersou-se em inúmeros projectos, em áreas como a Literatura, a Física, a Etnografia, a Epigrafia romana, a Política, a Pré-História, a Microbiologia, tendo-se notabilizado principalmente como arqueólogo de campo. Menorizado em demasia por alguma da historiografia da arqueologia portuguesa, o seu legado e pioneirismo científico nunca poderão ser esquecidos, como é o caso da sua carta arqueológica do distrito de Castelo Branco, datada de 1910. Em 100 anos inda não surgiu  outra…

O Museu, que começou por ser apenas arqueológico, foi inaugurado em Abril de 1910 e constituiu o maior logro da sua infelizmente tão curta vida. Com a colocação desta placa de granito no velho palacete da rua de S. Sebastião, na fronteira da zona antiga do burgo albicastrense, a Epigrafia faz com que o nome deste vulto continue a ecoar e a construir memórias e afectos no território da cidade e da região.


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Formação Teórico-Prática em Arqueologia Náutica e Subaquática Próxima mensagem por data: [Archport] Se 2+2 não são 5...
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Francisco Almeida “Novos desafios ao estudo da transição Gravetense-Solutrense em Portugal” Próxima mensagem por assunto: [Archport] Funcionários do Igespar temem não renovar contratos