Eu,
a mim, faz-me sempre confusão estar na Biblioteca Nacional – onde se guardam os
nossos maiores tesouros bibliográficos – ou na Torre do Tombo – onde se guardam
os nosso maiores tesouros documentais – e ver passar, quase que de minuto em
minuto, a poucas centenas de metros de altitude, aviões a jacto, em pleno
enfiamento para a pista 03 do Aeroporto da Portela... Basta cair um no sítio
errado para, além de termos que lamentar a perda de vidas humanas, vir chorar a
perda da memória histórica.
From:
archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] On Behalf Of António Correia
Sent: 10 September 2011 16:12
To: Archport
Subject: [Archport] 11 de Setembro
e a Arqueologia (reflexão)
Ora viva,
Dou conta de algumas perdas materiais que embora se enquadrem no domínio
científico da História de Arte e da própria História, também ocorrem na
Arqueologia. Quero, deste modo, mostrar a minha preocupação relativamente à
forma como
certos artefactos e registos gráficos são depositados e guardados. O mais
correcto é, para o caso dos registos gráficos, proceder a uma digitalização de
todas as folhas dos cadernos de campo e guardar em vários locais distantes para
que em caso de catástrofe a perda não seja total. Uma outra aposta é, sem
sombra de dúvida, a armazenagem online. Relativamente aos artefactos criar uma
base de dados é de facto uma boa aposta relativamente às tradicionais fichas
descritivas.
b) No
interior das instalações onde funcionavam gabinetes de grandes empresas também
se perderam para sempre valiosas obras de arte, porque algumas delas possuíam
importantes acervos.
Entre os tesouros artísticos que desapareceram estavam uma colecção de
esculturas do conceituado artista francês Auguste Rodin (1840-1917), uma
tapeçaria do espanhol Juan
Miró (1893-1983) e outras obras de grandes figuras da
arte americana do século XX.
A colecção de esculturas de Rodín – considrada o maior acervo particular
existente no mundo – pertencia à Cantor Fitzgerald, instalada
no 105º andar de uma das torres. Perdeu uma dezena de esculturas, e outras,
algumas em pedaços foram encontradas no rescaldo da tragédia.
A Goldman Sachs
e a Morgan Stanley,
ambas com tradição em mecenato nos Estados Unidos, na área da cultura também
perderam obras de arte.
A empresa City group
perdeu, ao todo, 1113 obras de arte, de acordo com um relatório elaborado por Suzanne Lemakis,
vice-presidente e curadora de arte da companhia.
Na colecção estavam incluídas pinturas de artistas como Carl Schrag, Louis Boucht, John
Heilker, William Thon, Robert Henri, Alex katz, Bryan Hust, Wolf Kahn, Jim
Dine, Jacob Lawrence e Edward Curtis.
No relatório, a curadora escreveu que se havia uma lição a tirar desta tragédia
em relação às obras de arte era mantê-las bem guardadas e criar uma base de
dados com os respectivos registos que seja habitualmente actualizada para criar
um recurso em caso de roubo ou incêndio.
Ainda hoje não há certezas sobre a verdadeira dimensão de obras de arte e
documentos históricos que desapareceram para sempre devido aos atentados.
Entre os registos, contam-se cartas e 40 mil negativos de fotografias do
ex-presidente americano John
F. Kennedy.
O World Trade Center
acolhia a sede de mais de 400 empresas e pelo menos 21 bibliotecas com
documentos que foram destruídas. Na biblioteca Ferdinand Gallozi havia uma
colecção de documentos relacionados com o comércio dos Estados Unidos desde
1840.
b) No
decurso das escavações do World Trade center, uma equipa de arqueólogos,
liderada por Michael
Pappalardo, que ajuda nas escavações no Ground Zero
de Manhattan
encontrou novos restos de um navio do século XVIII que já tinha sido descoberto
em Julho do ano passado nessa área e que representou uma significativa
descoberta arqueológica em Nova York desde 1982.
Como se poderá
ver nas seguintes ligações:
http://connarchaeology.org/NCC_Arch_Club_Newsletter_-_Mar_Apr__11.pdf
http://cityroom.blogs.nytimes.com/2011/08/05/the-world-trade-center-ship-from-stern-to-stem/
Saúde e fraternidade,
António Correia
Siga-me no facebook:
http://pt-pt.facebook.com/people/Antonio-Correia/100001002237842
*** *******
This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.
|