Lista archport

Mensagem

[Archport] Hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça
From :   António Correia <avantecomuna@iol.pt>
Date :   Mon, 17 Oct 2011 23:28:24 +0100

I Congresso em Boas Práticas no Património Mundial: Arqueologia

9 ? 13 Abril 2012
Universidade Complutense de Madrid

Para mais informações:
http://www.congresopatrimoniomundialmenorca.cime.es/portal.aspx?idioma=2

b) Hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça
Concurso público internacional para a construção de um hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça
Em Maio deste ano o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, dava conta de uma carta do Instituto do Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) onde o organismo que tutela o Mosteiro de Alcobaça previa ainda para este ano a abertura do concurso público internacional para a construção de um hotel de charme no monumento. Bastava apenas que a Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) desse parecer favorável ao projecto.
Cerca de cinco meses depois, e sem que haja novidades na matéria, os deputados social democratas, Paulo Batista Santos e Valter Ribeiro, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria à Assembleia da República, querem saber em que ponto está o projecto e se o concurso será lançado, ou não, ainda este ano.
Numa pergunta enviada ao secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, no passado dia 7 de Outubro, os deputados salientam a necessidade de recuperar algumas zonas do Mosteiro de Alcobaça. O monumento foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO, que reiterou a necessidade de recuperar o complexo monumental.
?Não obstante, os sinais de degradação no monumento permaneceram evidentes em algumas áreas sensíveis, nomeadamente as que foram desocupadas pelos diversos serviços?, apontam Paulo Batista Santos e Valter Ribeiro. Acrescentam que é neste contexto que surge ?a ideia de instalar uma unidade hoteleira de qualidade, com o objectivo de recuperar o património e dinamizar o turismo, sector estratégico para a economia nacional?.
Lembrando que nos últimos anos foram levadas a cabo várias diligências para que se realizasse o concurso público que permitisse a construção do hotel, os deputados dizem que ?registaram-se por parte da administração central sucessivos adiamentos no sentido de tomar uma decisão concreta quanto à finalização dos procedimentos legais? relacionados com o concurso. Isto ?apesar de haver investidores interessados, sem qualquer encargo económico para o Estado, e do Município de Alcobaça não se ter poupado a esforços em várias frentes?.
Além disso, ?a UNESCO considera as unidades hoteleiras, desde que devidamente compatibilizadas com os valores patrimoniais, como uma óptima alternativa para edifícios históricos devolutos ou em risco de degradação, como é o caso?, apontam.
Por isso, perguntam se ?pondera o Governo assegurar a abertura ainda em 2011 do concurso público internacional para as obras de adaptação do Claustro do Rachadouro e instalação de unidade? hoteleira, tal como tinha sido já anunciado pelo IGESPAR.

http://www.gazetacaldas.com/15693/deputados-do-psd-querem-saber-quando-avanca-projecto-do-hotel-no-mosteiro-de-alcobaca/
 

 

Saúde e fraternidade,
António Correia
Siga-me no facebook:

http://pt-pt.facebook.com/people/Antonio-Correia/100001002237842
 


Mensagem anterior por data: [Archport] Trastámara Próxima mensagem por data: [Archport] O 3D aplicável à Arqueologia e não só!
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Hospitais Militares, em Alcácer do Sal Próxima mensagem por assunto: [Archport] Huelva: Los tesoros ocultos de la Ría