Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº 74

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 74
From :   "Jorge Alves" <jalves@igespar.pt>
Date :   Thu, 20 Oct 2011 16:29:29 +0100

 

 

  

 

Sábados entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 01h00 e as 02h00
Encontros com o Património TSF - 5ª Série

Próximo programa
22 de Outubro de 2011 – A Marginal: uma estrada rumo ao sol


Traçada nos Anos 30 do século passado, a Estrada Marginal Lisboa – Cascais constitui um marco de indelével importância na paisagem da Costa do Sol. A sua construção, integrada num plano de urbanização à escala regional, reflectiu novos comportamentos, pautando e condicionando novas vivências, sobretudo em algumas das comunidades locais. O seu percurso, caracterizado por belas panorâmicas, não é indiferente a quem por ela passa.
É em torno desta peça de inegável valor patrimonial que o jornalista Manuel Vilas Boas conversa com a Dra. Célia Florêncio, o Arquitecto António Santa-Rita e a Doutora Sandra Vaz Costa.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação do Património - Novas Consultas Públicas

Foram publicados em Diário da República, 2.ª Série, N.º 201, de 19 de Outubro de 2011, os seguintes anúncios:

Anúncio n.º 14985/2011, de 19 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à fixação da zona especial de protecção (ZEP) da Casa de Agrelos, incluindo Capela, terraço com balaustrada e jardim de buxo, freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, distrito do Porto.
Prazo para pronúncia dos interessados – 2 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14986/2011, de 19 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Casa do Visconde do Rosário, freguesia de Redondelo, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
Prazo para pronúncia dos interessados – 2 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14987/2011, de 20 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Casa da Ribeira, freguesia de Figueiredo, concelho de Amares, distrito de Braga, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
Prazo para pronúncia dos interessados – 2 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14988/2011, de 29 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Igreja e Convento de S. Francisco, freguesia de Santo Agostinho, concelho de Moura, distrito Beja, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
Prazo para pronúncia dos interessados – 5 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14989/2011, de 30 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) do Pátio dos Rolins, freguesia de São João Baptista, concelho de Moura, distrito de Beja, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
Prazo para pronúncia dos interessados – 5 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14990/2011, de 30 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Igreja do Espírito Santo, freguesia de S. João Baptista, concelho de Moura, distrito de Beja, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
Prazo para pronúncia dos interessados – 5 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14991/2011., de 3 de Outubro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Igreja Paroquial de Safara, freguesia de Safara, concelho de Moura, distrito de Beja, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).
Prazo para pronúncia dos interessados – 5 de Dezembro de 2011.
 

Anúncio n.º 14992/2011, de 4 Outubro, que respeita à Consulta Pública relativa à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) da Igreja de Santa Iria, freguesia de Salvador, concelho de Serpa, distrito de Beja, e à fixação da respectiva zona especial de protecção (ZEP).

Prazo para pronúncia dos interessados – 5 de Dezembro de 2011.

Anúncio nº 14710/2011, de 23 de Setembro, que respeita à Consulta Pública relativa à fixação da Zona Especial de Protecção (ZEP) do Palacete do Visconde de Vilar de Allen, jardins e auditório, freguesia de Lordelo do Ouro, concelho e distrito do Porto. Nos termos do art. 26º. do Decreto-Lei nº 309/2009, de 23 de Outubro,
O prazo para pronúncia dos interessados - 29 de Novembro do corrente 2011.

Anúncio n.º 15101/2011, de 11 de Outubro, que respeita à Consulta Pública relativa à fixação da zona especial de protecção (ZEP) da Ermida de São Sebastião, freguesia de São Pedro, concelho de Faro, distrito de Faro.
Prazo para pronúncia dos interessados – 6 de Dezembro de 2011.

Para saber mais

 

 

 

Classificação do Património - Novos Despachos de Abertura de Procedimentos de Classificação

Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 202, de 20 de Outubro, o Anúncio n.º 15102/2011, de 12 de Outubro de 2011, relativo ao despacho de abertura do procedimento de classificação da Igreja Matriz de S. Tiago, no Louriçal, freguesia de Louriçal, concelho de Pombal, distrito de Leiria.
 

Para saber mais

 

 

 

20, 21 e 22 de Outubro de 2011
9º Encontro de Arqueologia do Algarve
FISSUL em Silves


Está a decorrer a partir de hoje e até 22 de Outubro, na FISSUL, em Silves, o 9º Encontro de Arqueologia do Algarve.
Neste Encontro, onde serão divulgados os trabalhos arqueológicos de maior relevância desenvolvidos na região do Algarve no biénio de 2010/2011, promover-se-á o debate científico relativo a problemáticas relacionadas com a actividade arqueológica no contexto geográfico do Algarve e a actividade arqueológica, a preservação e a valorização do património arqueológico.

 

 

Para saber mais

 

 

 

Entrega de propostas até 15 de Novembro de 2011
2ª Fase do Concurso de Moda D. Pedro e D. Inês

No âmbito das Comemorações Inesianas que celebram, em 2011, os 650 anos da trasladação de D. Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, por ordem de D. Pedro I, a Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês, o Mosteiro de Alcobaça e do Museu Nacional do Traje unem-se, novamente, para realizar a 2ª fase do "Concurso de Moda “D. Pedro e D. Inês”.
Pretende-se alargar o âmbito das Comemorações Inesianas a novas áreas temáticas, alcançar novos talentos e incentivar os alunos ao envolvimento com a História de Portugal através da criação de um conjunto de figurinos representativo daquelas duas personagens históricas adaptadas ao contexto estético e cultural da actualidade.
Todos os trabalhos apresentados na 1ª fase do Concurso transitarão para esta nova fase.
Convidam-se novamente os alunos das Instituições de Moda e Design a participar.

Para saber mais

 

 

 

De 11 Outubro 2011 a 13 Dezembro 2011
Conferências “Às Terças na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça”
Sacristia Nova do Mosteiro de Alcobaça


O ciclo de conferências “Às Terças na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça” que visa dar a conhecer a história do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, bem como o património móvel e edificado que lhe está associado.
As temáticas são variadas e abrangentes, incluindo áreas como a História, a Arte, a Arquitectura, a Conservação e Gestão de Colecções, e o Acervo da Casa – Museu Vieira Natividade.

Próxima conferência - 25 de Outubro de 2011 às 15h00
Santa Maria de Alcobaça e a Dedicação Mariana de Portugal
por Isabel Costeira

A entrada é livre.

Para saber mais

 

 

 

Lojas do IGESPAR
Divulgação do Património

Apresentando nas mais diversas formas artísticas e materiais que vão das texturas naturais aos compostos contemporâneos os produtos considerados nas lojas IGESPAR proporcionam um encontro efectivo entre o património e o público, criando a ponte entre o passado e o presente, oferecendo-lhe uma viagem através do tempo.

Leve consigo a História do nosso Património.

Visite as nossas lojas, visite os nossos Monumentos.
 

 

 

 

Património: Ler e Conhecer
Sugestões de Leitura

Paços Medievais Portugueses
José Custódio Vieira da Silva

Divulgando uma síntese inédita sobre a habitação nobre portuguesa, a obra dedicada aos paços medievais portugueses, editada em 1995 e cedo esgotada, foi objecto de revisão e actualização por parte do autor, merecendo em 2002 uma reedição.
Significativamente, a arquitectura senhorial da Idade Média, tão importante na demarcação do território e da paisagem, a sua relação com a história local, o conhecimento dos múltiplos e fascinantes nexos que os paços medievais estabelecem com a história social (hábitos, higiene, rituais e quotidiano), são dados preciosos trazidos numa obra que constitui uma decisiva contribuição para o enriquecimento da bibliografia portuguesa da história da arte e da arquitectura, aliando a investigação à pedagogia do património.

 

Para adquirir online

 

 

 

Até 23 Outubro de 2011
Exposição "Habitar Portugal 2006-2008"
Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça

 


Estará patente até dia 23 de Outubro de 2011, a exposição "Habitar Portugal 2006-2008", na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça.

Numa iniciativa do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, com o apoio da MAPEI, a edição Habitar Portugal 2006-2008 propõe-se levar ao público a diversidade da produção arquitectónica nacional de 2006 a 2008, quer em território português, quer no estrangeiro.


 

 

 

 


Para saber mais

 

 

 

  

Até 23 de Outubro de 2011
Estética da Paixão, a Paixão Amorosa sugerida por 30 Artistas Ceramistas
Mosteiro de Alcobaça, Galeria de Exposições Temporárias

 


Está patente até dia 23 de Outubro a Exposição Estética da Paixão, a Paixão Amorosa sugerida por 30 Artistas Ceramistas, inserida nas Comemorações dos 650 anos da trasladação de Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça.

 

 

 




Para saber mais

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: igespar@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Conversas sobre Arqueologia em Leiria - "O Paleolítico Superior em Leiria: dos novos sítios arqueológicos de ar livre ao Vale do Lapedo" Próxima mensagem por data: [Archport] A arqueologia forense sugere que em torno de 15% dos indivíduos nas sociedades "pré-estatais" morriam de maneira violenta
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 73 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº 82