Lista archport

Mensagem

[Archport] Abrantes anuncia necessidade de construção faseada do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte

To :   <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Abrantes anuncia necessidade de construção faseada do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Sun, 23 Oct 2011 14:34:39 +0100

 

Quem diz que a crise só traz coisas más? Pena é que os interesses instalados impeçam que se travem obras como as das Sete Fontes, Museu dos Coches e Terminal de Cruzeiros de Angra do Heroísmo.,,

 

 

 

Sociedade

 

 

O Mirante, 22 Out 2011

 

Câmara de Abrantes anuncia necessidade de construção faseada do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte

 

A Câmara de Abrantes anunciou esta sexta-feira, dia 21, não ter condições para construir o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) nos moldes anunciados, afirmando que o mesmo vai ser edificado de forma faseada.

Em declarações à agência Lusa, à margem das II Jornadas Internacionais do MIAA, que se realizaram ontem em Abrantes, a presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, reafirmou a intenção de "honrar um conjunto de compromissos assumidos", mas referiu que, "atendendo à actual conjuntura, seria irresponsável" avançar para este investimento nos moldes em que estava previsto.

"Hoje não temos essas condições e não podemos de todo avançar com um investimento desta grandeza de uma só vez", vincou.

Promovido pelo município e pela Fundação Estrada, o MIAA tem o propósito de apresentar as colecções de arqueologia, de história e de arte, desde a pré-história até à época contemporânea, reunidas pelas duas instituições, e ainda duas colecções do escultor Charters de Almeida e da pintora Maria Lucília Moita.

Com um investimento inicialmente estimado de 13 milhões de euros e projecto desenhado pelo arquitecto Carrilho da Graça, a criação do MIAA implica a construção de uma torre de 27 metros para acolher as cerca de cinco mil peças que integram as colecções de ourivesaria, numismática, armaria, arquitectura romana, medieval e moderna e arte sacra dos séculos XVI a XVIII, entre outras colecções que Ernesto Estrada recolheu ao longo de meio século, e cujo acervo será cedido à Câmara de Abrantes através de protocolo.

Segundo Maria do Céu Albuquerque, o MIAA vai ser construído por duas fases, a primeira das quais englobando a requalificação e musealização do Convento de São Domingos, no âmbito de um projecto de regeneração urbana.

"A construção da torre vai ficar para uma segunda fase e avançará quando e se as condições o proporcionarem", referiu à Lusa, adiantando que o projecto MIAA está a ser "reequacionado" tendo em vista a requalificação do Convento de São Domingos e a sua capacidade de poder albergar exposições parciais das quatro colecções que o deverão integrar.

Céu Albuquerque disse ainda que o valor de construção do MIAA, "no âmbito da primeira fase", cifrar-se-á em montantes "muito inferiores" aos 13 milhões de euros anunciados.

"O projecto ainda está a ser ultimado mas custará bastante menos, talvez cinco milhões de euros, não mais, até porque a construção da torre ficará para mais tarde", vincou.

 

*** ******* This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


Mensagem anterior por data: [Archport] Índice da revista SPAL 19 2010, da Universidade de Sevilha Próxima mensagem por data: [Archport] IX Semana de Estudos Medievais – 16 a 18 de novembro de 2011 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha iniciam processo de certificação internacional de qualidade Próxima mensagem por assunto: [Archport] Abrantes inaugura "segunda antevisão" do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte