Ora viva,
1...............................Grécia aposta na cultura
Na Grécia, Pavlos Yeroulanos, o ministro da Cultura, anunciou que as grandes jazidas arqueológicas e os museus terão prioridade no orçamento daquele ministério.
Em plena crise financeira, justificou a prioridade com facto de o turismo representar entre 15 e 18 por cento doPIB grego.
“Em particular neste tempo de crise temos de investir nos nossos monumentos e na nossa história. Não se pode fazer tudo, independentemente do dinheiro disponível, porque a quantidade de trabalho é muito grande. O mais importante é estabelecer prioridades e ver onde há mais necessidades”, disse Pavlos Yeroulanos.
No verão passado o Museu Nacional de Arqueologia de Atenas teve de encerrar algumas secções ao público devido à falta de seguranças.
“Há muitas jazidas que estão encerradas porque não há seguranças, alguns museus só trabalham a 50 por cento. Outros, não são guardados à noite. Isto é uma tragédia”, denunciou o presidente do Sindicato dos Seguranças.
Apesar da crise, este ano registou-se no turismo um aumento de 10 por cento em relação ao ano passado. Só o Museu da Acrópole teve mais de 1,3 milhões de visitantes.
http://pt.euronews.net/2011/12/02/grecia-aposta-na-cultura/
2...............................Sheffield a pleno vapor
http://www.sheffieldtelegraph.co.uk/news/sheffield_at_full_steam_1_4023175
3...............................Um total de 2.4 milhões de libras ajudam o turismo industrial do País de Gales
£2.4m to boost heritage tourism at Welsh historic sites
http://www.bbc.co.uk/news/uk-wales-15992739
4..............................Casas antigas da Tasmânia revelando alguns segredos bizarros. É curioso!
http://www.abc.net.au/news/2011-11-28/ritual-magic/3698948
5..............................Arqueologia obriga a adaptar projecto de parque empresarial
Os vestígios de uma estrutura de defesa secular, descobertos recentemente, vão obrigar a uma alteração ao projecto inicial do MinhoPark Monção, um investimento de 18 milhões de euros que pretende atrair uma centena de empresas.
A situação foi admitida hoje pelo presidente da Câmara de Monção, José Emílio Moreira, acrescentando tratar-se de uma estrutura que «provavelmente» serviu de defesa durante as invasões francesas.
Terá cerca de 200 anos e será «preservada» depois de estudada: «Vamos adaptar o projeto [do parque industrial] à defesa daquele achado», garantiu o autarca.
http://aeiou.expresso.pt/minho-park-moncao-cria-1250-empregos=f691084
6..............................Parabéns ao Luís Casanova, 85 anos, que foi eleito Personalidade do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM)
O Prémio Personalidade na Área da Museologia da APOM é um galardão de carreira que visa distinguir e homenagear uma figura que tenha dado um contributo relevante nesta área em Portugal.
Os prémios anuais são atribuídos pela APOM desde 1997, distinguindo ainda, entre outros, o melhor museu, a melhor exposição, intervenção e restauro, catálogo, mecenato e projeto museográfico.
Luís Casanovas foi escolhido como Personalidade do Ano "pelo seu inestimável contributo de excelência nas áreas da conservação preventiva e da segurança nos museus", justificou a direção da entidade criada há 46 anos.
Os premiados em todas as categorias dos galardões da APOM vão ser anunciados no dia 12, pelas 18:00, numa cerimónia que terá lugar no Espaço BES Arte e Finança, em Lisboa.
Luís Casanovas "é uma personalidade de referência no campo da conservação preventiva, em Portugal, e foi o formador de várias gerações de profissionais do país, permitindo que aprendessem técnicas fundamentais para evitar a degradação de peças dos acervos dos museus", sublinhou Joana Sousa Monteiro, da direção da APOM, à Lusa.
Nascido em Coimbra em 1926, Luís Efrem Elias Casanovas diplomou--se em engenharia eletrotécnica na Escola Politécnica de Universidade de Lausanne, na Suíça, em 1952.
Foi responsável pela área de conservação preventiva em vários cursos de museologia e o seu percurso profissional passou também pela Secretaria de Estado do Desporto e da Acção Escolar, pelo Conservatório Nacional e pelo Instituto Português do Património Cultural.
Atualmente aposentado, continua a fazer investigação no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
http://aeiou.expresso.pt/museus-luis-casanova-eleito-personalidade-do-ano-pela-apom=f691915
7..............................Reflexões sobre o conceito de “Antiguidade Tardia”
Verônica da Costa Silveira (Univ. S. Paulo)
http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300808380_ARQUIVO_1_silveira_reflexoes_sobre_o_conceito_de_antiguidade_tardia_anpuh_2011.pdf
8..............................Uma tentativa ambiciosa para salvar o Coliseu de Roma do colapso está sendo prejudicada pela decisão das autoridades
http://www.independent.co.uk/news/world/europe/cowboy-builders-blamed-for-romes-crumbling-colosseum-6271576.html
9-----------------------------Coliseu de Roma: Restauradores versus empresas de construção
http://www.adnkronos.com/IGN/Aki/English/CultureAndMedia/Italy-Colosseum-work-pits-restorers-against-building-firms_312703498913.html
10..........................A Unesco irá aconselhar a Itália sobre como proteger melhor uma das maiores sitíos arqueológicos do mundo, Pompéia, onde uma grande erupção vulcânica em 79 AD enterrou a antiga cidade com cinzas vulcânicas
http://www.newkerala.com/news/2011/worldnews-117500.html
11........................Há um programa para a Itália com o nome “Cultural Heritage “ e uma parte significativa deste orçamento vai agora ser usado, 105 milhões de euros para Pompéia.
http://www.voanews.com/english/news/europe/Experts-Say-Deficit-Threatens-Ancient-Italian-Treasures-134627763.html
|