A propósito da carta que Francisco Sande Lemos enviou ao Director do IGESPAR vou tentar explicar porque é que me parece que talvez nunca chegue ao destinatário certo:
No dia 15 de Fevereiro o Dr. Elísio Summavielle foi nomeado como Director da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) que ainda não existe. Ou seja, na prática o IGESPAR continua a existir apesar de, neste momento, contar apenas com uma subdirectora em regime de substituição. O antigo Director do IGESPAR por sua vez, foi demitido e a outra subdirectora também já não exerce funções. O actual Director da DGPC é um ex Director do IGESPAR e um ex Secretário de Estado de um ex Ministério da Cultura que actualmente foi substituído por um Secretário de Estado sem Secretaria… Uff !
Na verdade, como alguém comentava no outro dia, parece mesmo que estas coisas do Património já não interessam a ninguém, estão fora de moda…
De facto, todos os dias temos a agradável surpresa de ver como a cultura portuguesa em outros sectores se afirma cá e lá fora pelas iniciativas que vão sendo cada vez em maior número e pelos prémios ou agentes culturais que são convidados a integrar instituições de prestígio internacional. Para todo este boom talvez o investimento e a gestão por parte do Estado não seja imprescindível, mas já para a Salvaguarda do Património a realidade é bem outra, precisamos de investimento, precisamos que se apoiem os organismos de tutela e, sobretudo, que se cumpram as leis e as convenções internacionais.
Será que precisamos de um novo escândalo tipo Barragem do Côa dos anos 90 para acordarmos?
Maria Ramalho
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
Mensagem anterior por data: [Archport] Fwd: [nap-ualg] ScienceDirect Alert: Journal of Anthropological Archaeology, Vol. 31, Iss. 2, 2012 | Próxima mensagem por data: [Archport] Projetos de Arqueologia - investigação e/ou conservação pela Gulbenkian |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A propósito da carta ao Director do IGESPAR… | Próxima mensagem por assunto: [Archport] A propósito dos perigos da Reabilitação Urbana Simplex – o estranho caso de Jessica que matou a avó |