[Archport] Valorização das ruínas arqueológicas do "Teatro romano de Bracara Augusta - Exposição no Museu de D. Diogo de Sousa
Congratulo-me com a iniciativa da exposição de projectos para a Valorização do Teatro Romano de Braga, que será por certo uma mostra de grande qualidade e que terei todo o gosto em ver se me deslocar a Braga nas datas em que a mesma estiver aberto a público.
Recordo que a ideia do Parque Arqueológico de Braga, que incluía a valorização do Teatro, a insula das Carvalheiras e outros vestígios, foi uma das bandeiras eleitorais dos candidatos socialistas à Câmara Municipal de Braga, partido que venceu as últimas eleições autárquicas.
Todavia quando chegou a hora da verdade, de concretizar o Parque, o eng. Mesquita Machado roeu a corda e deixou cair o projecto.
Um dos aspectos que mais me indigna, a par do Teatro, é a circunstância das ruínas das Carvalheiras, que ilustram de forma notável o cuidado que houve no planeamento da cidade romana, bem como a organização de uma insula urbana, estarem a aguardar valorização há pelo menos duas décadas, sempre prometida mas nunca concretizada (o terreno é património da CMB).
Conforme declarei publicamente numa conferência realizada em Braga há poucos anos (estava presente a Sra. Vereadora da Cultura), entendo perfeitamente a principal razão pela qual o eng. Mesquita Machado (e os seus colaboradores, velhos e jovens) não está interessado em valorizar o património de Bracara Augusta. Têm medo que o cidadão comum faça, progressivamente, comparações entre a urbe romana devidamente planificada e a cidade actual totalmente desordenada. E que parte dos bracarenses revejam as suas opiniões obre a desastrada gestão do Presidente da CMB.
A Exposição será um motivo de esperança para que findo o último mandato (de acordo com a lei) do actual Presidente, a valorização de Bracara Augusta possa seguir novos caminhos.
Saudações,
Francisco Sande Lemos
PS:
"A Diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a Presidente da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e o Diretor do Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico, convidam V.Exa. a assistir à apresentação das propostas de valorização das ruínas arqueológicas do "Teatro romano de Bracara Augusta" e da respectiva exposição, que terá lugar no Museu D. Diogo de Sousa, pelas 17h00, do dia 30 de Março. as referidas propostas foram realizadas no âmbito do curso CEAPA-FAUP (Metodologias de Projeto - Semestre 1) sob a regência do Professor Pedro Alarcão.
A exposição estará patente ao público até 22 de Abril"
(notícia divulgada na lista Museum).