[Archport] Arqueologia na FCSH
Boa noite
Ao contrário do "aluno preocupado" que queria ir para a Clássica eu quero é ir para a Nova. Não apenas ali os alunos se conseguem organizar e escrever mails (assinam 43 pessoas se contei bem), como lutam pela defesa dos seus professores. Mais uma vez pergunto em que momento foram eles atacados? Quem nos diz que no meio destes nomes todos não está o "aluno preocupado", assim não tão contente como os restantes. O anonimato permite isso e não seria a primeira vez que um "infiltrado" se esconderia no meio de vocês.
Curioso é que as duas mensagens dos alunos da Nova partem em defesa dos seus professores, mas fogem aos problemas essenciais aqui enumerados pelo aluno e pelo Dr. Mário Varela Gomes:
- Pode a licenciatura e o mestrado em Arqueologia na Nova serem
coordenados por Professores de História que não fazem ideia do que é ser
arqueólogo? A questão não é se os professores são bons ou maus ou se acompanham ou não os alunos, a questão é pode ou não pode estar um Prof de História e ocupar o lugar que devia ser de um prof de Arqueologia.
- É legal ter júris de doutoramento e júris de concursos para professores sem nenhum doutorado em Arqueologia?
Deixem-se de coisas e respondam à pergunta. Aliás se já tivesse resposta de certeza que não se andava nesta discussão.
Caro Alexandre Monteiro, muito bem, voltámos à questão principal. Parabéns pelo seu doutoramento. Nunca tinha visto um arqueólogo subaquático (procurei-o no goolge) interessado no século XIX. Sou atento no que leio e quando o vi o seu comentário "acho que não passaria pela cabeça do prof. joão paulo oliveira e costa ou do prof. andré teixeira (que nunca encontraram, escavaram ou publicaram o que quer que fosse sobre barcos) serem jurados da minha tese", mais uma vez tive de voltar atrás ao mail do Prof. Varela Gomes. Quando surgiu pesquisei o nome dos alunos de doutoramento e excetuando um deles os outros três são arqueólogos subaquáticos. Então que raio fazem o Prof. André Teixeira e o Prof. João Paulo Oliveira e Costa nos seus júris? Na Nova para além de não precisarem de ser doutorados em Arqueologia os membros do júri também não precisam de ter conhecimentos essenciais sobre o tema da tese? Isso sim é que devia ser uma ilegalidade. Já vi que é um é participante frequente no archport por isso não se incomodará a responder-me.
mas já agora depois de conseguir a sua resposta e informar quem de direito lembre-se aqui de nós. Já agora também gostaríamos de saber.
Saudações
João Afonso Guedes