Uma equipa de arqueólogos encontrou dois esqueletos datados da Idade Média, que acreditam terem pertencido a vampiros. Pelo menos a população da altura acreditariam que seriam vampiros, dado que foram enterrados com pesadas peças de ferro sobre o peito. Os esqueletos, que se acredita terem mais de 800 anos, foram encontrados na cidade de Sozopol, na costa do Mar Negro.
«Estes dois esqueletos empalados em barras de ferro ilustra bem uma prática que era comum em alguns vilarejos da Bulgária até as primeiras décadas do século XX», explicou Bozhidar Dimitrov, que dirige o Museu de História Natural da Bulgária.
Na altura, acreditar-se-ia que as pessoas que tinham sido más em vida, poderiam tornar-se vampiros depois de mortos. Para o evitar, eram enterrados com estacas de metal ou de madeira espetados no peito. Mais de 100 esqueletos nestas condições foram encontrados em toda a Bulgária ao longo dos anos.
Um túmulo de um “vampiro” foi achado no decurso das escavações arqueológicas na cidade búlgara de Sozopol. Na necrópole ao pé da muralha duma fortaleza, foram encontrados restos mortais dum homem com coração atravessado por uma vara. Como se sabe, na Idade Média este rito se fazia para evitar que o “vampiro” regressasse ao mundo dos vivos.
Para Sozopol, este achado foi uma verdadeira sensação, antes tais túmulos nunca se encontraram ali. Não estão claras, as causas da morte do homem, cujos restos foram encontrados. Contudo, o enterro dentro das muralhas da cidade pode indicar que o defunto era um homem da nobreza.
Os arqueólogos pretendem estudar melhor o cemitério, esperando descobrir novos túmulos de interesse para eles.
Mensagem anterior por data: [Archport] Cinquentenário do Museu Monográfico de Conimbriga - Programação | Próxima mensagem por data: [Archport] Afinal há paises que "cortam" mais que em Portugal e não foram mandados por uma troika... |
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Ordem/sindicato | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Ordenamento, reordenamento, urbano, rural. |