Lista archport

Mensagem

[Archport] A propósito de "Uma exposição errada" - resposta de M. Varela Gomes

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] A propósito de "Uma exposição errada" - resposta de M. Varela Gomes
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 20 Aug 2012 10:16:03 +0100

Considerando que, embora se trate da troca de argumentos pessoais entre investigadores, o que não se nos afigura de interesse para a comunidade dos 2140 (dois mil cento e quarenta) membros da lista, os administradores da lista optaram por dar divulgação a esta resposta de Mário Varela Gomes, com o que – pensamos – o assunto fica sanado.

            Aproveitamos para informar que, em nosso entender, como já tivemos ocasião de expressar junto do Senhor Director da revista em causa, que este caso demonstra à exaustão a necessidade do acautelar o exercício do contraditório no momento da publicação, de modo a evitar que as pessoas sejam confrontadas com notícias que querem desmentir.

            Pedimos desculpa aos 2138 membros da lista por este incidente, a que os administradores são totalmente alheios.

 

    Os administradores

 

                                                                                                                                                                                José d’Encarnação

                                                                                                                                                                                Maria Conceição Lopes 

 

 


De: Mário Varela Gomes [mailto:mv.gomes@live.com.pt]
Enviada em: domingo, 19 de Agosto de 2012 19:22
Para: jde@fl.uc.pt
Assunto: RE: RES: [Archport] "Uma exposição errada": falta de ética e desonestidade intelectual

 

Caro José d' Encarnação :Recebi a tua mensagem, que agradeço.Todavia, julgo ter o direito de responder às graves acusações de S. Macias que ,devido a artigo de opinião ,me acusa publicamente ,sem rodeios ou pudor, de falta de ética e de desonestidade intelectual.Respondi à  primeira notícia , ele ripostou, pelo que me é  devido, para esclarecimento dos leitores, que possa responder de novo.Para ti isto deve ser um pouco aborrecido, tido como desinteressante, mas para mim trata-se de questão relacionada com o direito que qualquer um de nós tem ao bom nome e reputação,contemplado pela legislação em vigor .Peço-te pois que reconsideres e publiques a minha resposta. Um abraço, Mário Varela Gomes.


From: jde@fl.uc.pt
To: mv.gomes@live.com.pt
Subject: RES: [Archport] "Uma exposição errada": falta de ética e desonestidade intelectual
Date: Tue, 14 Aug 2012 22:02:13 +0100

            Meu caro Mário Varela Gomes

 

            Atendendo ao teor desta mensagem, dirigida a Santiago Macias, tomei a liberdade de para ele a encaminhar em exclusivo.

 

                                                                                                                                 José d’Encarnação

 

 


De: Mário Varela Gomes [mailto:mv.gomes@live.com.pt]
Enviada em: terça-feira, 14 de Agosto de 2012 11:44
Para: Archport
Assunto: RE: [Archport] "Uma exposição errada": falta de ética e desonestidade intelectual

 


Caros Colegas, Caro Santiago Macias:
 
A réplica à minha explicação não foi entendida por S.M., pois continuou obsessivamente a lavrar em erros. Como cientista social cedo aprendi a usar o raciocínio lógico e a demonstração, como bases metodológicas.
 
Se R.V.Gomes foi convidada para algo referente à exposição, cabe a S.M. demonstrá-lo.
Já que insiste em co-responsabilizar-me pelos trabalhos na Arrifana, comprove-o também com as cópias das autorizações.
Mas já agora diga-me porque não me convidou para colaborar no tal catálogo ou porque não me solicitou a cedência das peças. Explique-nos as suas contradições, as irrealidades que constrói, dado até as peças terem sido solicitadas ao Presidente da ADPHA de Aljezur e não à arqueóloga, ou no seu entender, aos arqueólogos responsáveis pelos trabalhos?  Para desmonstração do que digo junto cópia daquela carta.
 
Eu sei a resposta e você S.M. também a sabe, e muito bem, pelo que não se faça de vítima nem de esquecido.
Estaline também mandou apagar das fotografias históricas o retrato de Trotski, prática antiga mas pelos vistos ainda com os seus seguidores.
Já agora, a mudança de classificação de boa para excelente da exposição Portugal Islâmico, deve-se por certo à comparação com a Exposição do Gharb ao Algarve.
 
Saudações arqueológicas
Mário Varela Gomes


Date: Mon, 13 Aug 2012 16:22:08 +0100
From: santiagomacias1963@gmail.com
To: Archport@ci.uc.pt
Subject: Re: [Archport] "Uma exposição errada": falta de ética e desonestidade intelectual

Caros colegas

Volto ao tema, pela segunda (e derradeira) vez. Já não bastava o que foi escrito na "al-Madan" como, ainda por cima, este mail do Mário Varela Gomes, que ultrapassa tudo o que seria de esperar:

1) A "negação" de responsabilidade pelas escavações na Arrifana, contrariada pelos múltiplos textos assinados sobre o tema, é, no mínimo, divertida, tanto mais que MVG aasume neles responsabilidades pelas investigações concretizadas;

2) Congratulo-me que Mário Varela Gomes ache a exposição "Portugal Islâmico" excelente, e ainda que me negue a paternidade da dita. Levou 14 (catorze) anos a chegar a essa conclusão, já que na revista "al-Madan" (Out. de 1998) escreveu "o balanço global de PI é positivo, constituindo uma boa exposição". Fico satisfeito, ainda assim.

3) É completamente falso o que diz Mário Varela Gomes a propósito dos materiais em exposição. Havia peças provenientes de Albufeira, Silves e Tavira. E ainda de Cacela, do Castelo Velho de Alcoutim, do Cerro da Vila, de Faro, de Loulé, do Montinho das Laranjeiras, de Odeleite, de Paderne, de Salir, de S. Brás de Alportel e de Tejo do Praio. As peças vieram de 15 (quinze) entidades diferentes. Repito: apenas Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes recusaram a cedência de materiais. O dado é factual e não me merece mais comentários.

4) É completamente falso que Rosa Varela Gomes não tenha sido convidada a participar no catálogo. Foi convidada a redigir um dos textos de síntese, a preparar fichas sobre cinco intervenções arqueológicas (incluindo a do Ribat) e a publicar (ou republicar materiais. Terão sido razões de ordem financeira a não permitir a conclusão desta parte do projeto, mas não me passaria pela cabeça deixar a referida arqueóloga fora do plano da publicação.

 

Ainda bem que obriguei o Mário Varela Gomes a reagir. A verdade dos factos ficou patente e bem clara. Quanto às diferenças de opinião ou de perspetiva sobre o que foi a exposição é matéria que não me merece, aqui, comentário.

 

Cumprimentos

Santiago Macias




Mensagem anterior por data: [Archport] Climat et temps : la science comme culture publique Próxima mensagem por data: [Archport] II MAIA Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A propósito de "recolha de assinaturas" Próxima mensagem por assunto: [Archport] A propósito de... encaixotamento!