Já são muitas as descobertas arqueológicas feitas a partir do Google Maps.
Essa possibilidade de olhar tudo por cima previamente, antes de ir até à zona arqueológica, permite não apenas seleccionar melhor as áreas, como, muitas vezes, ir directamente a locais já sabendo que há algo ali que vale a pena ser investigado.
Mas Julie Adams e Steven Wernke, da Universidade de Vanderbilt, no Canadá, não se satisfizeram com as fotos feitas do espaço e estando descontentes com a demora na actualização das imagens e com a resolução das fotos de satélite feitas sobre as áreas por eles investigados decidiram embarcar até ao Peru munidos por um avião robô.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010180120824-uav-arqueologo.jpg
Mapa 3D
O avião - um veículo aéreo não tripulado semi-autónomo - fará o mapeamento duma área que levaria anos a ser investigada pelos métodos normais.
"Leva de dois a três anos para mapear um sítio em duas dimensões," diz o professor Wernke, acrescentando que o avião fará o mesmo em alguns minutos e, além disso em 3D.
"O SUAVE vai mudar a forma como mapeamos grandes sítios, que levam várias estações para serem documentados usando as técnicas tradicionais. Ele nos dará imagens com resolução superior à dos melhores satélites artificiais, e vai gerar um mapa tridimensional detalhado," acrescenta.
Os algoritmos desenvolvidos para o projecto permitem que o sistema do SUAVE controle o padrão de voo para compensar factores como a velocidade do vento e o ângulo do sol, além de detalhes fotográficos, como a sobreposição e a resolução das imagens.
O avião propriamente dito, é um modelo comercial, chamado Skate, com uma envergadura de asas de apenas 61 centímetros. Com propulsão elétrica, alimentado por baterias, o pequeno VANT pode ser lançado a mão ou decolar verticalmente, como um helicóptero.
" Os testes estão sendo feitos no Peru, num assentamento inca chamado Mawchu Llacta.
http://news.vanderbilt.edu/2012/08/archaeological-mapping/
|