Lista archport

Mensagem

[Archport] Alerta para a situação de abandono na Villa Romana de Pisões (Herdade da Almagrassa, Beja)

Subject :   [Archport] Alerta para a situação de abandono na Villa Romana de Pisões (Herdade da Almagrassa, Beja)
From :   Portugal Romano <portugal.romano@gmail.com>
Date :   Sat, 29 Sep 2012 15:34:17 +0100

Caros
 
Gostaríamos de alertar sobre a situação de interdição a visitas na Villa Romana de Pisões, Herdade da Almagrassa, Beja e o estado de abandono do sitio arqueológico.

 

Trata-se de um das importantes villas romanas do nosso país, ricamente decoradas e onde se destacam os mosaicos in situ, e o bem conservado Hipocausto das termas. Património que urge salvar e proteger.

 

Fomos informados que o portão de acesso ao sitio arqueológico se encontra aberto sem o cadeado,  o centro de acolhimento sem portas e com diversos materiais por ali espalhados, a maqueta da villa "à mão de semear"  e a possibilidade de se vandalizar o local.

 

A casa da antiga guardiã vazia e de portas abertas e todo o recinto das ruínas num estado de abandono.

 

A Villa Romana está Classificada como Imóvel de Interesse Público pelo que nada justifica a situação que aqui se relata, pelo que solicitamos com a máxima brevidade informações sobre a real situação do sitio arqueológico.

 

A nossa História, os nossos locais arqueológicos merecem e devem  ser preservados e respeitados para as futuras gerações, com a ajuda e bom senso de todos a sua proteção não será uma mera ilusão.

 

Gratos pela atenção, com melhores cumprimento

 

Projecto «Portugal Romano»

Raul Losada

 

Site: www.portugalromano.com

Revista: www.portugalromano.com/revista

Facebook: www.facebook.com/portugal.romano

Vídeos: www.vimeo.com/portugalromano

 


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Açores - acho que já ouviram Próxima mensagem por data: [Archport] sair da maillinglist
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Alerta Museu da Cortiça - Concentração Dia 18/07 Próxima mensagem por assunto: [Archport] ALERTA Recibos verdes mais penalizados nas retenções na fonte