REQUALIFICAÇÃO Das RUÍNAS ROMANAS – Quinta da Raposeira
(Mangualde)
Já arrancaram os trabalhos de requalificação e valorização das Ruínas Romanas da Quinta da Raposeira, em Mangualde. Este projeto da Câmara Municipal de Mangualde representa um investimento de 150 mil euros, comparticipado em 80% pelo PRODER e está a ser desenvolvido pela empresa Arqueohoje. Para assinalar o momento, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, na companhia do arqueólogo António Tavares, autor do projecto de requalificação e dos arqueólogos Luís Filipe Coutinho e Carla Santos, da Arqueohoje, empresa que está a executar a obra de restauro e valorização, efectuaram, no dia 8 de Novembro, uma visita às Ruínas Romanas e aos trabalhos que estão já em curso.
As estruturas a descoberto evidenciam uma habitação e seus anexos, ocupadas desde o séc. I até ao séc. IV., e o hipocausto é particularmente interessante pelos materiais utilizados (granito).
Esta obra de valorização, cuja duração prevista é de um ano, é essencial para a estratégia de gestão do património cultural do concelho de Mangualde.
António Tavares
Arqueólogo e gestor do património cultural, Câmara Municipal de Mangualde
Mensagem anterior por data: [Archport] Paleoparasitologia, mistura arqueologia e medicina | Próxima mensagem por data: [Archport] Encontro amanhã na AAP |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Republicanos graças à convicção. | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Requalificação do Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, em Santa-a-Clara, Almodôvar |