[Archport] Seminário "Comunicação e Arqueologia" - esclarecimento
Não sendo hábito da Direcção da Associação Profissional de Arqueólogos responder a determinado tipo de reptos, pois considera-se que é em sede própria que eles devem ser discutidos, um comentário recente do Sr. Doutor António Carlos Valera aqui no Archport, semelhante a outros noutros forums, merece a nossa especial atenção e obriga a alguns esclarecimentos.
Desde
2008 que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem levado a cabo, em
conjunto com a APA, encontros sobre arqueologia. Dá-se, actualmente, a
coincidência de o técnico daquela autarquia responsável pela realização
desses encontros ser, também, o Presidente da Direcção da APA. Porque não oneram
em nada a Associação, porque são temáticas, como bem refere o Sr. Doutor António Valera, do
interesse dos arqueólogos e porque interessa à APA manter essa
proximidade com as autarquias, não vê a presente direcção qualquer
interesse em deixar de colaborar com a Câmara Municipal de Oliveira de
Azeméis. Trata-se, portanto, de uma colaboração que já vem da anterior direcção e à qual, esperamos, se deverá dar continuidade com direcções futuras caso se mantenha o comum interesse das duas partes na conjugação de esforços para a realização destes encontros.
A APA não tem centralizado, por seu turno, as suas acções em nenhum lugar. A título de exemplo, para o corrente ano e como é
do conhecimento geral, a APA promoveu um curso sobre Numismática em
Conímbriga e um curso dedicado a Sistemas de Informação Geográfica no Porto. Não realizou, contudo, algumas acções programadas para Lisboa,
nomeadamente as enquadradas na parceria estabelecida com a Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa, já que se aceitou a sugestão dada pelos formadores da Faculdade de Letras de fazer transitar essas acções para o próximo ano.
O facto de os encontros de Oliveira de Azeméis serem falados, ainda que de forma crítica, só pode encher de regozijo a Direcção da APA. Até 2008, poucos arqueólogos tinham motivos para falar de Oliveira de Azeméis. De então para cá, anualmente, várias dezenas de arqueólogos se deslocam um ou dois dias a Oliveira de Azeméis para discutir temas prementes da arqueologia portuguesa. Trata-se, do nosso ponto de vista, de uma forma de apoiar o desenvolvimento local através da arqueologia. Se a arqueologia deve ser, também, motor de desenvolvimento, só pode a Direcção da APA ficar contente com o sucesso que estes encontros, organizados em conjunto com a Autarquia, têm tido.
Pela Direcção, o Vice-Presidente
Francisco Faure
--
Francisco G. C. Líbano Monteiro Faure
Vice-Presidente
Associação Profissional de Arqueólogos
Rua do Comércio do Porto 36-38
4050-209 Porto
Portugal
Telef: 919008504