Lista archport

Mensagem

[Archport] Informação Arqueológica - uma opinião

Subject :   [Archport] Informação Arqueológica - uma opinião
From :   Joao Tereso <jptereso@gmail.com>
Date :   Mon, 25 Feb 2013 10:54:15 +0000

Bom dia a todos


Em relação à proposta de ressuscitar a “Informação Arqueológica” confesso que não vejo a necessidade e que facilmente consigo imaginar alternativas mais baratas e simples.


A “Informação Arqueológica” sempre me pareceu uma boa desculpa para não publicar mais nada. Afinal, não se podia acusar ninguém de não publicar, pois estava publicado na “Informação Arqueológica”. Gostaria de saber quantos sítios ou simplesmente intervenções estão publicados exclusivamente na “Informação Arqueológica”.


Na verdade, uma “publicação anual reunindo os resumos de todos os trabalhos arqueológicos realizados" não me parece uma coisa necessária. Prefiro que a informação disponível através do Portal do Arqueólogo seja mais facilmente pesquisável. Querendo saber que trabalhos foram feitos no ano que passou só precisaria de ter hipóteses de pesquisa avançada mais eficazes, que permitissem colocar em pesquisa o ano dos trabalhos, o tipo de intervenção, a cronologia da jazida e ainda fazer pesquisas por arqueólogo, por Região, Concelho e até Empresa. Naturalmente que concordo que sejam os arqueólogos responsáveis pela intervenção a escrever o que ficará disponível; para isso servem as fichas de sítio/trabalho arqueológico. Mas estas entradas nunca constariam como publicação. O sítio/trabalho arqueológico não fica publicado por surgir no Portal do Arqueólogo.


No final, o relatório dos trabalhos ficaria disponível. Sou a favor da disponibilização de relatórios, mas, como diz António Valera, só depois de dar um prazo a nós arqueólogos para rentabilizarmos os resultados das nossas intervenções. Este prazo teria que ser discutido e deveria ter em conta os constrangimentos contratuais que foram mencionados. O relatório não é uma publicação (não consta dos nossos CV), mas é citável, como qualquer “grey literature”, para o caso de passado o prazo não existir nada publicado.

 

Porquê complicar o que pode ser simples? Melhora-se o Portal do Arqueólogo e passamos a ter o que, meritoriamente, os subscritores deste debate solicitavam.



--
João Pedro Vicente Tereso

CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Research Center In Biodiversity and Genetic Resources
Universidade do Porto/University of Porto
Mensagem anterior por data: [Archport] Índice do nº 27 (2012) da revista Tyche Próxima mensagem por data: [Archport] Informação arqueoloógica.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Informação arqueológica. Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Informação Arqueológica - uma opinião