Há muito, Carlos, que temos um debate em profundidade suspenso sobre essa questão.
E, em minha opinião, o debate não prossegue porque todos têm receio de ir ao ‘’fundo da garrafa.
É, em minha opinião, pelo menos precipitado desfocar assim a questão da prevenção, ‘’ter um polícia escondido por detrás de cada azinheira’’. Não é essa a ideia que faço de prevenção.
Prevenção seria uma política honesta de promoção, valorização e fruição do património. Penso que todos estaremos de acordo em que foi isso que sempre faltou.
Noto que já por várias vezes sugeri que, em Portugal, o assunto dos prospectores de metais tem uma especificidade peculiar. Porque a prospecção de metais é para-militar e envolve, predominantemente, activos e desmobilizados das ‘’forças de repressão’’.
E insisto em que o papel dos ‘’prospectores de metais’’ não pode ser sobrevalorizado para lançar o véu sobre a responsabilidade do modelo empresarial da arqueologia no agravar do problema.
É altura, talvez, de documentar exaustivamente o que se vai alegando, para termos uma sólida consciência do que se passa.
É o que vou fazer.
Um Abraço.
Manuel.
Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Boas Notícias! (Pero...) | Próxima mensagem por data: [Archport] Desenvolvimento de Projectos Educativos, Museu Monográfico de Conímbriga |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Boas notícias, porém... | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Boas notícias. Porém... |