Lista archport

Mensagem

[Archport] Ópera, The Fairy Queen em Tibães, 24, 25 e 26 de maio, 19h no Mosteiro de Tibães

Subject :   [Archport] Ópera, The Fairy Queen em Tibães, 24, 25 e 26 de maio, 19h no Mosteiro de Tibães
From :   "jorge inacio" <jorgeinacio@culturanorte.pt>
Date :   Thu, 23 May 2013 11:28:47 +0100



MOSTEIRO DE TIBÃES

 Ópera “The Fairy Queen em Tibães” 24, 25 e 26 de maio, 19h no Mosteiro de   Tibães

Preço: 6 €

 

 

 

 

 22 maio 2013 

Uma Ópera-Happening
Este projecto artístico “The Fairy Queen em Tibães” é feito a partir de “Um sonho de uma noite de Verão” (1594-1596) de W. Shakespeare da ópera “The Fairy Queen” (1692) de H. Purcell e da história que podemos encontrar nas pedras do edifício, matas e jardins da envolvente do Mosteiro de Tibães.
Na sua origem a ópera The Fairy Queen era um espectáculo pluridisciplinar que integrava dança, música e teatro, onde cenas da peça de Shakespeare eram acompanhadas com música antiga e representações teatrais que apelavam a outros imaginários e envolviam a paisagem natural.
“Um Sonho de uma noite de Verão” fala-nos acerca do amor e da fertilidade. No princípio tudo é esterilidade e conflito. A floresta está em destruição e desequilíbrio resultado de um desentendimento profundo entre a Rainha e o Rei das fadas. Nem o amor nem as colheitas florescem. Depois de muitas dificuldades e complicações tudo acaba em reconciliação e fertilidade. O processo de transformação é tão forte que podemos imaginar, que a peça é feita para que se cumpra um objectivo, como um ritual mágico que é criado para vencer as forças que ameaçam a vida, dando origem a uma nova vida.
No nosso happening, The fairy Queen em Tibães, usamos o drama para conseguir alcançar este objectivo. Demos ênfase à acção e à possibilidade do público participar neste momento de criação artística. Assim esperamos e desejamos que este happening neste lugar tão especial seja de todos os participantes.
Convidamos o público a ser co-criador e a contribuir para contar a nossa história The Fairy Queen em Tibães.
O enredo desenvolve-se em 4 momentos – do conflito ao paraíso. Podemos dividir a narrativa em quatro momentos diferentes: Conflito, Caos, Reconciliação e finalmente o Paraíso.
Conflito – poder ou amor?
A história começa com vários conflitos.O rei e a rainha das fadas são adversários na floresta, sendo a inveja o motivo da discussão. A floresta está destruída e desequilibrada por causa da discórdia. Ao mesmo tempo tem lugar uma discussão entre pai e filha. Um pai quer obrigar a filha a casar com um homem que ela não ama. O duque, um político importante da cidade, apoia o pai. A filha decide fugir com o seu amado para o bosque e casar em segredo. Um outro casal na mesma situação acompanha-os. Há uma fuga da cidade para a floresta…
Entretanto está a ser preparada uma peça sobre a tragédia mitológica de Pyramus e Thisbe, um casal de apaixonados por causa do seu amor proibido, decide pôr fim às suas vidas. Os actores experimentam um ensaio no bosque para ficarem sozinhos…
As situações que resultam das discussões e conflitos são ligadas por um fio leve de uma narrativa ao som de música antiga. O casal de amantes canta sobre o desejo de deixarem a cidade e fugirem para a floresta, as fadas enfeitam o bosque para fazerem jogos e danças e seduzirem o rei das fadas. O poeta embriagado apanhado no jogo cruel e atrevido das fadas, lamenta-se…
Caos – pesadelo ou engano?
A Noite juntamente com O Mistério, O Segredo e O Sono fazem a escuridão descer sobre a floresta e os casais de amantes.
O rei das fadas decide irritar a rainha e enfeitiça-a para que se apaixone por um monstro. Para isso pede a ajuda de Puck, um elfo. Mas quando o rei percebe a infelicidade de uma das jovens na floresta pede a
Puck para encantar um rapaz para que corresponda ao seu amor. Infelizmente Puck troca os casais, e o que devia ser uma ajuda, transforma-se em confusão e caos. A jovem infeliz entra na escuridão da floresta seguida por todos os outros.
Quando o ensaio da peça começa, Puck transforma um dos intervenientes em burro. Este será o monstro pelo qual a rainha se vai apaixonar.
Para os casais de amantes tudo é um enorme pesadelo, mas para Puck é um engano que o diverte.
Despertar e Reconciliação
Finalmente o rei das fadas enche-se de compaixão e liberta a rainha do feitiço. Pede também a Puck para repor a ordem nos casais de apaixonados e o actor escapa ao encantamento.
A compaixão vai ser mais forte e O Sol e As Quatro Estações surgem acompanhadas de música antiga. Surge o amanhecer e a Primavera e a Noite e O Sonho desaparecem.
Os jovens casais de apaixonados recordam toda a confusão como se de um estranho sonho se passasse. Quando o pai e o duque encontram os casais de fugitivos são também contagiados pela compaixão e permitem que os apaixonados assumam o seu amor autorizando os casamentos.
A rainha e o rei das fadas reconciliam-se na floresta e encontram o amor em vez da inveja/ciúme.
Ao mesmo tempo o Plaint canta o amor perdido fazendo-nos recordar o lamento do amor não correspondido.
Paraíso – um jardim do amor
A paisagem transforma-se num jardim com plantas e animais exóticos acompanhada por música antiga.
Tudo isto pode ser a representação de um quadro do paraíso, onde reina o equilíbrio, a harmonia e o amor.
No jardim um homem e uma mulher cantam aquilo que pode ser uma ode ao amor entre os seres humanos e o universo:
“Hark! Now all things with one sound rejoice
And the world seems to have one voice”.
Sara Erlingsdotter

 

 

 

 

 

Actividades em Tibães ?

O Mosteiro de Tibães dispõe de variados espaços com capacidade para acolher os mais diversos tipos de eventos como colóquios, congressos, exposições, workshops, ações de formação, etc. A Hospedaria  e o Restaurante complementam o apoio a estes eventos por forma a garantir a maior comodidade aos participantes e a melhor rentabilização do tempo disponível.

Informações:

msmtibaes@culturanorte.pt

 

Esta mensagem está de acordo com a legislação europeia sobre o envio de mensagens: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que envie mail para info.tibaes@culturanorte.pt a “ anular subscrição"

 




GIF image


Mensagem anterior por data: [Archport] 10.ª edição da "BRAGA ROMANA - REVIVER BRACARA AUGUSTA" Próxima mensagem por data: [Archport] Investigadores do ITM participam em jornadas em Barcelona
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Índice de uma homenagem Próxima mensagem por assunto: [Archport] Ópera em Conimbriga – La Serva Padrona