Lista archport

Mensagem

[Archport] Múmia Humana - Horsukhet, no Museu Nacional de Arqueologia - dia 13!

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Múmia Humana - Horsukhet, no Museu Nacional de Arqueologia - dia 13!
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 8 Jul 2013 20:17:51 +0100

 

 

Peça do Mês

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) possui um acervo de muitos milhares, na verdade centenas de milhares, de objectos. Provêm eles de intervenções arqueológicas programadas ou de achados fortuitos, tendo sido incorporados por iniciativa do próprio Museu ou por depósito ou por doação de investigadores e coleccionadores.

Todos os períodos cronológicos e culturais, e também todos os tipos de peças, desde a mais remota Pré-História até épocas recentes, neste caso com relevo para as peças etnográficas, estão representados no MNA. Às colecções portuguesas acrescentam-se as estrangeiras, igualmente de períodos e regiões muito diversificadas.

O MNA é ainda o museu português que possui no seu acervo a maior quantidade de peças classificadas como “tesouros nacionais”.

Existe, pois, sempre motivo de descoberta nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia e é esse o sentido da evocação que fazemos, em cada mês que passa, e renovadamente no ano de 2013, em que o MNA celebra o seu 120º aniversário de fundação.

 

 

 

A peça do mês de Agosto

Múmia Humana – Horsukhet - Inv. E 500

A apresentar por Luís Araújo e Carlos Prates, em 13 de Julho de 2013 às 15h

Corpo humano masculino mumificado e envolvido em sudário de linho reforçado por tiras do mesmo tecido, que deixam agora a descoberto parte dos ombros, notando-se que a área superior do tronco está abatida e os pés quebrados.

O linho foi pintado e decorado na parte frontal com motivos de carácter mitológico e com uma inscrição hieroglífica na vertical. Partindo da inscrição frontal saem pequenos textos laterais que identificam as divindades presentes: os quatro filhos de Hórus com os seus rostos pintados numa cor dourada e já muito esboroada, e as duas irmãs de Osíris, as deusas Ísis e Néftis. No lado direito posicionam-se Imseti, Duamutef e Ísis e no lado esquerdo estão Hapi, Kebehsenuef e Néftis.

O texto hieroglífico pintado na vertical é uma variante da fórmula «hotep-di-nesu» e diz: «Oferta que o rei faz a Osíris (Usir), que está à frente do Ocidente (Amentet), senhor de Abido (Abdu), para que ele propicie invocações-oferendas (peret-kheru) em pão, cerveja, carne de bovino e de aves, vinho, leite, incenso, roupas, baixela, que seja tudo bom (para) Horsukhet (...)».

A partir da base do pescoço está representado um escaravelho alado (invocando o coração do defunto), um grande colar floral de doze voltas, seguindo-se a deusa Ísis alada com o seu nome a identificá-la, e em baixo os pés do defunto foram pintados com as suas sandálias.

Cobrindo o rosto existe uma máscara funerária com o rosto dourado envolvido por uma cabeleira azul tripartida que cai atrás e em cada lado sobre o peito, tendo já desaparecido grande parte da cor do rosto e da cabeleira.

A múmia de Horsukhet é uma das três múmias egípcias do espólio do MNA que integram o Lisbon Mummy Project. Este projecto, inédito em Portugal, desenvolvido pelo MNA, IMI e Siemens, permitiu a análise não-destrutiva por Raios-X (RX digital e TAC Multicorte de 64 cortes).

A equipa de investigação do IMI, dirigida por Carlos Prates, ofereceu resultados imprevisíveis e fascinantes que adicionados às restantes investigações nos remetem para campos tão variados como o histórico, o arqueológico, o antropológico, o paleopatológico e mesmo o artístico.

 

 

 

 









PNG image

JPEG image


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Novo Museu dos Coches "foi um erro" Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Novo Museu dos Coches "foi um erro"
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Módulo permite simular actividade arqueológica em Lagos Próxima mensagem por assunto: [Archport] Múmias de 2 freiras são encontradas no mosteiro da Luz (Brasil)