Lista archport

Mensagem

[Archport] Livraria Sá da Costa, um património

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@ml.ci.uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Livraria Sá da Costa, um património
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 26 Jul 2013 22:40:47 +0100

 

Foi elaborada por um grupo de cidadãos independentes e interessados em manter / preservar a centenária livraria dos interesses imobiliários. Ainda são necessárias cerca de 300 assinaturas para atingir as 1000 necessárias. 

 

Agradeço a divulgação, também.

 

Muito obrigado

 

Renata Sancho

 

 

Este é o texto a assinar:

 

"Petição / Moção

À presidência da Câmara Municipal de Lisboa: Salvar a Livraria Sá da Costa

Um grupo de cidadãos, alertado para o anunciado fecho da Livraria Sá da Costa e para o que isso significa de inegável prejuízo cultural para todos nós (prejuízo de património material e imaterial, prejuízo de memória histórica) entende alertar a C. M. L. para tudo o que decorre de tal encerramento e assim solicitar uma intervenção concreta que possa obviar ao desastre anunciado, classificando, para já, e independentemente do que esteja consignado no P.D.M. quanto às “lojas históricas” (que receamos não passe de um conjunto burocrático de boas intenções), o espaço da centenária livraria como de interesse público, isto no sentido de se impedir uma mudança de ramo, com objectivos puramente comerciais e, porventura daí decorrente, a defesa dos seus valores arquitectónicos, de interior e de fachada, com as suas notáveis reminisciências Art Déco. Este nosso apelo não envolve, frise-se, o funcionamento regular da livraria, que esse se mantém apesar das circunstâncias adversas. Ele decorre apenas da legítima preocupação pelo fecho da casa (e sua inexorável destruição espiritual e material) e também, se não sobretudo, porque entendemos ser dever da Câmara defender a todo o transe o seu património cultural que, lembre-se, é colectivo e histórico. 

Como se pode ler no “Manifesto” dos trabalhadores da livraria, que juntamos a esta moção/petição, uma Cidade, tal como a queremos, é algo mais do que “ um conjunto de prédios, ruas e cadáveres adiados”. 
A Livraria Sá da Costa, simbolicamente ao lado do Fernando Pessoa do Lagoa Henriques, é parte insubstituível da alma do Chiado, da alma da cidade de Lisboa. 
É isto o que pretendemos preservar.

Nota: Este documento foi entregue hoje, dia 22 de Julho, à vereadora Helena Roseta. Vai acontecer, na próxima quarta-feira (24) uma reunião da vereação da Câmara Municipal de Lisboa dos Passos do Conselho na Praça do Comércio, às 16h30. Pedimos a todos os interessados, em apoiar esta causa, para se reunirem pelas 15 horas, visto a reunião ser aberta ao público e necessitar de todo o apoio possível que esta causa requer e merece.

O Povo de Lisboa e portugueses pela cultura

 P.s: Peço-vos que coloquem o número de B.I. na secção de comentário ao assinarem a petição."

 








Mensagem anterior por data: [Archport] Fwd: Ribāt da Arrifana (Aljezur) - Monumento Nacional Próxima mensagem por data: [Archport] XIV A.D. SAECVLVM AVGVSTVM - CFP Congresso Internacional / International Conference
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Livraria Municipal em Évora Próxima mensagem por assunto: [Archport] Livre blanc de l' archéologie préventive.