Lista archport

Mensagem

[Archport] Museu Monográfico de Conimbriga apresenta: Quarteto Santa Cruz e Joana Neto

Subject :   [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga apresenta: Quarteto Santa Cruz e Joana Neto
From :   Humberto Rendeiro <hrendeiro@gmail.com>
Date :   Mon, 23 Sep 2013 12:36:06 +0100

O Museu Monográfico de Conimbriga apresenta como programa cultural para o próximo domingo, 29 de Setembro, pelas 17h00, um concerto ímpar num cenário surpreendente com o Quarteto Santa Cruz e Joana Neto. “Música em Conimbriga” é um projeto desenvolvido em parceria com a Ritornello Associação Cultural visando o fomento de ciclos musicais e da interpretação dos grandes compositores clássicos.    

Reserve já o seu bilhete em conimbriga.musica@gmail.com ou 915 485 256

(valor do bilhete é de 8 euros por pessoa)

 

O Quarteto Santa Cruz de Coimbra é constituído por músicos com larga experiência na interpretação de música antiga. Este grupo pretende abordar com critérios históricos e filológicos um reportório numa interpretação com o máximo de autenticidade, através do uso de instrumentos e técnicas de execução da época, aproximando-se com mais rigor da ideia original dos compositores.

A composição do grupo é gerida pelo reportório executado em cada concerto ou projeto musical. O Quarteto estreou-se em Coimbra, na Igreja de Santa Cruz, em 2005, executando as “Sete Palavras de Cristo na Cruz” de J. Haydn. Tocou em diversas salas de concerto em Espanha e Portugal, e de vários programas destacam-se os Quintetos para quarteto de cordas e Guitarra Romântica de Boccherini, nas comemorações dos 200 anos da sua morte.

 

JOANA NETO:

Joana Neto é natural do Porto. Realizou o curso Básico e Complementar no Conservatório de Música do Porto, na classe de Piano do Professor Constantin Sandu. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Aveiro (Licenciatura em Ensino de Música). Estudou e frequentou cursos de Piano com os Professores: Vitaly Dotsenco, Chagas Rosa, Sequeira Costa, Álvaro Teixeira Lopes, Edson Elias. 
Com a mesma idade, iniciou os estudos de canto, com o Professor António Salgado (seu professor atual). Posteriormente trabalhou com Maria Repas Gonçalves, Joaquina Ly, Oliveira Lopes, Claire Vangeliste, Isabel Alcobia e João Lourenço. Concluiu o Mestrado em 2005 na FLP, Universidade do Porto.

Lecionou no Conservatório de Música de Coimbra a disciplina de Piano e atualmente, no Conservatório de Música do Porto.


A sua primeira apresentação como solista foi no Teatro Carlos Alberto na Cidade do Porto, onde estreou peças para Piano e Contralto da Compositora Maria João Magno, no centenário de António Nobre. Participou ainda na estreia da obra Catharsis, do Compositor Pedro Janela, foi solista com orquestra Adarte no Festival de Música de Coimbra 2006, 2007 e 2008, Festival de Leiria 2007, Concerto Prestígio com Orquestra Clássica do Centro, Quarteto Santa Cruz, Grupo  Renascentista Cantus Anónimos, Festivais de Música de Zagreb e costa da Croácia com o grupo Trovasdamigo, em 2009.

 

ANTÓNIO RAMOS:

Estudou música antiga com Marie Leonhard, Erico Gatti, Luis Otávio e Angel Sampedro. Foi membro e solista da Orquestra Barroca da Universidade de Salamanca e é violinista em diversos grupos e orquestras, em Portugal e no estrangeiro. É diretor musical e fundador da Orquestra Barroca de Lisboa, Camerata Joanina e professor no Conservatório de Música de Coimbra.

 

CLARA DIAS:        

Licenciada em violino pela Universidade de Aveiro. Estudou música antiga com Marie Leonhard; Angel Sampedro e Erico Gatti. É Professora de violino e Música de Câmara no Conservatório de Música de Coimbra. Foi membro da Orquestra Barroca da Academia de Música Antiga da Universidade de Salamanca e fundadora da Orquestra Barroca de Lisboa entre outros grupos, em Portugal e no estrangeiro.

 

RICARDO MATEUS:

Natural de Castelo Branco. Iniciou os estudos musicais de Violino com António Ramos e de Violeta com António Oliveira e Silva. Licenciou-se em Violeta na classe de Alberto Nunes, na ESML. Em 1995, foi finalista do PJM tendo-lhe sido atribuído Diploma de Mérito. Desde 2005 que integra o GMCL onde participou na estreia de diversas obras de vários compositores e apresentou Le Marteau sans Maître de P. Boulez em 2ª audição em Portugal. Integrou a digressão Transparente, de Mariza, tendo realizado concertos nos mais prestigiados palcos de todo o mundo. Como músico convidado, já participou em diversas orquestras nacionais sob a direção de vários maestros. Tem no seu currículo vários alunos com 1ºs prémios em diversos concursos, e com participações em diversas orquestras nacionais e internacionais. Desde 2010 leciona Violeta e Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

 

ROGÉRIO PEIXINHO:

Iniciou os seus estudos de violoncelo na classe de Luísa de Vasconcelos, tendo sido esta a sua grande mentora musical e com a qual termina o curso superior.

Frequentou cursos de música antiga com Michel Fives, Hidemi Suzuky e Reiner Zepperlin.

Atualmente é membro da “Orquestra Barroca de Lisboa” entre outros grupos e dirige a classe de Orquestra do Conservatório Regional de Musica de Castelo Branco e da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, onde leciona violoncelo e assume a direção pedagógica do Conservatório Regional de Musica da Covilhã.

Attachment: Cartaz.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] Agradecimento_respostas_envio_Cartas_Militares_de_Portugal Próxima mensagem por data: [Archport] CIRA Arqueologia N.º 2
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga: OSSOS QUE CONTAM HISTÓRIA Próxima mensagem por assunto: [Archport] Museum - Prémio da Melhor Comunicação On-Line